PARA REFLETIR

segunda-feira, 13 de julho de 2009

PALAVRA DE JACKSON - GOVERNABILIDADE? DO PAÍS OU DO SENADO?


PALAVRA DE JACKSON LAGO
GOVERNABILIDADE?


"A lenta agonia de Sarney à frente do Senado foi a principal notícia no Brasil, na semana que se encerra, obscurecendo fatos que, em outros países mereceram destaque como a morte de Michael Jackson ou o acidente aéreo sobre o Oceano Índico. Na sexta-feira, o veterano senador aparecia pendurado, apenas, na vontade do presidente Lula, que segurou a vontade dos senadores do PT de ver Sarney pelas costas com a pronúncia da palavra “governabilidade”.

A governabilidade de Lula se refere apenas a seu governo. Não ao Senado, que é ingovernável há uns bons 14 anos, desde a época em que o mesmo senador de hoje dirigiu a instituição e formatou a “caixa preta” em que transformou os meandros burocráticos da Casa, com seus Agaciel e Zoghbi. De lá para cá, três senadores deixaram de concluir os mandatos para os quais haviam sido eleitos (Antônio Carlos Magalhães, Jáder Barbalho e Renan Calheiros), este último transformado hoje em uma espécie de fiel escudeiro do senador pelo Amapá.

E a governabilidade apregoada por Lula diz respeito, antes de tudo, a uma travessia tranquila até as eleições de 2010, quando ele pretende entronizar como sua sucessora a atual ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff. Nessa governabilidade, não está contemplada a reeleição dos atuais senadores do PT e aí é que o problema aparece. Da bancada petista no Senado, composta por 12 senadores, nove disputam a reeleição em 2010; outro, Tião Viana, é candidato a governador de seu Estado. Como pensam em se apresentar ao eleitorado, se tiverem que carregar o peso de defender Sarney?

Some-se a isso a questão de os senadores petistas não saberem se novos fatos não vão aparecer dentro da “caixa preta” do Senado, tornando ainda mais inglória a tarefa de fazer a defesa do presidente da Câmara Alta.

Além de tudo, a opinião pública está se mobilizando. É bem verdade que as manifestações virtuais, feitas através da rede mundial de computadores, ainda não se transformaram em manifestações reais, capazes de encher as ruas e as praças do País. Mas, essa situação pode mudar.

O fato é que o destino político do vetusto senador está amarrado aos humores do PT e, mais que isso, aos humores da opinião pública nacional. Enquanto isso, Sarney vai continuar “sangrando”, sentado em uma cadeira que se transformou num fardo e pensando presidir uma Casa paralisada e cujos membros se dedicam à tarefa de discutir a sucessão de seu presidente.

P.S. – Chega-me a informação que o PT maranhense, em reunião realizada na última sexta-feira, posicionou-se em nota sobre a questão da Presidência do Senado. Em determinado trecho a nota afirma:
“O Senado Federal não pode ficar refém do atraso. Reformar-se é preciso. E é condição preliminar o afastamento do senador José Sarney da presidência da casa”. O posicionamento reafirma a visão progressista e altaneira que tem caracterizado a maioria do Partido dos Trabalhadores em nosso Estado."

Jackson Kepler Lago

MINHA OPINIÃO:

Carta encaminhada por email escrita pelo ex-Governador do Estado do Maranhão Jackson Lago que foi defenestrado do cargo por decisão do TSE. E que, pelo que se sabe muito custou ao Presidente do Senado. Também não sabemos se esta conta já foi paga, considerando a atual situação do Senador.

Só sabemos que a moeda mais usada por ele é indicação de cargos nas instituições públicas dos três poderes, daí achar que o Eros Grau (relator do processo que resultou na cassação do Governador) ter renunciado a sua vaga no TSE e, pelo que entendo, visando "concorrer" a Presidência do STF no ano que vem. O que pode não ocorrer... É esperar pra ver!

As palavras do Dr. Jackson Lago descrevem nitidamente a visão da situação que passamos. O que está realmente em jogo? As eleições presidenciais, a moralização do Senado, ou a tal "governabnilidade"? Tudo isso, ou nada disso? O que sabemos é que nós "pagamos o pato" pelas vontades dos nossos políticos.

FIQUE DE OLHO!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário