PARA REFLETIR

quinta-feira, 2 de julho de 2009

A NOVA FACE DO PROTESTO DOS JOVENS NO BRASIL. EXPLICAÇÃO SOBRE O MOVIMENTO CONTRA SARNEY. VC TAMBÉM PENSA ASSIM?


A NOVA FACE DO PROTESTO DOS JOVENS NO BRASIL


Quase 20 anos após os cara pintadas, Twitter se destaca como ferramenta de mobilização contra Sarney

POR MARLOS MENDES, RIO DE JANEIRO


Rio - Entre agosto e setembro de 1992, jovens estudantes pintaram o rosto de verde e amarelo e participaram de manifestações pedindo o impeachment do presidente Fernando Collor. Ficaram conhecidos como caras pintadas e se tornaram símbolo do movimento contra o governo Collor. Dezessete anos depois, uma nova geração, também formada em sua maioria por jovens de classe média, se une para lutar contra a corrupção política. Desta vez, os rostos não estão encobertos pelas cores da bandeira, mas pelo azul piscina e pelos codinomes do Twitter.

E as mobilizações acontecem nas ruas, mas em comentários do microblog, todos pedindo a saída do presidente do Senado, José Sarney, acusado de envolvimento numa série de denúncias de corrupção e improbidades na casa que dirige.

Difícil mapear quem foi a primeira pessoa a sugerir no Twitter uma mobilização em massa para protestar contra Sarney. Mas é possível ter uma ideia do barulho que provocou na rede. Segundo o blogueiro e consultor Edney Souza, do Interney Blogs e da Pólvora Comunicação, a expressão "forasarney" foi usada em 17.959 posts de blogs no mês de junho. Segundo o Tweeme.com, foram 5.960 menções nos últimos 15 dias, mas pode-se supor que foram mais, uma vez que a ferramenta só registra a expressão precedida de hashtag (o símbolo #, que no Twitter indica o tópico do post). De acordo com a agência E.Life, que monitora redes sociais, como Orkut e Twitter, em 17 de junho o termo #forasarney apareceu 268 vezes, crescendo para 2.202 no dia 26, e ultrapassando os 6 mil posts nos dias 29 e 30.

Segundo um vídeo publicado no blog "Twitter Já" http://migre.me/35nl, a ideia foi adotada por um grupo de celebridades, como Marcelo Tas e Marco Luque (do CQC), Rodrigo Scarpa, o repórter Vesgo do Pânico na TV, o VJ Marcos Mion, o ator Bruno Gagliasso, o músico Junior Lima, entre outros.

Segundo o site, que exibe reproduções de tela do Twitter, os humoristas tentaram chamar a atenção do ator americano Ashton Kutcher. Menos famoso por sua carreira do que por ser casado com a atriz Demi Moore, Kutcher voltou as manchetes depois de uma campanha bem-sucedida para conquistar 1 milhão de seguidores no Twitter antes da CNN, rede noticiosa de TV a cabo.

Mas o que ele tem a ver com a política no Brasil? Kutcher foi alvo dos brasileiros depois de comemorar, ainda no intervalo do jogo, o placar de 2 x 0 para os EUA sobre o Brasil na final da Copa das Confederações. Depois da virada e do apito final, uma onda se formou no Twitter para responder ao ator com uma mensagem típica das arquibancadas: chupa! O senhor Demi Moore aceitou a brincadeira sem problemas, mas, educadamente, recusou-se a participar. O argumento é irrefutável: "Só vocês têm o poder de pedir o impeachment do seu senador. É o seu país e vocês tem que lutar pelo que acreditam", disse, lembrando que não vota no Brasil.

Talvez por isso, e por ter visibilidade e um número avassalador de seguidores, celebridades brasileiras reunidas sob o nome "Piratas do Twitter" tenham se animado a pedir seu apoio para a campanha contra Sarney. "Por favor diga #ForaSarney e ajude o Brasil a derrubar nosso senador corrupto", publicou o perfil twpiratas.

Segundo o vídeo no site Twitter já, o VJ Marcos Mion e o paraquedista Gui Pádua pediram para Kutcher publicar em seu Twitter o #forasarney. O paraquedista Gui Pádua escreveu: "Vamos lá, cara. É só para efeito de mídia. Você é importante para fazer nossa opinião importar. #forasarney."

Para Edney Souza, é certo que envolver o americano com 1 milhão de amigos no Twitter era uma estratégia para chamar a atenção. "O Twitter é um canal para mobilizar as pessoas para protestos presenciais, assim como para batalhar espaço na mídia tradicional. Além do mais, a pressão pública ajuda a alcançar os objetivos".

Edney foi contatado pelo Twitter para um protesto na Avenida Paulista contra o projeto de lei do senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), que tipifica os crimes na Internet, e pode levar à criminalização de praticamente qualquer atividade na rede. Ele concorda que falta mais ativismo no Twitter sim, e que republicar um texto de 140 toques não é a melhor forma de protestar. "Mas muitos blogs estão aproveitando para marcar protestos presenciais", diz, dando como exemplo a agenda de 14 protestos indicados no blog de Marcelo Tas, do CQC, o mais seguido do Brasil.

Contudo, as primeiras manifestações ainda não corroboram essa tese. Um protesto marcado para hoje na Cinelândia, muito comentado no Twitter, reuniu apenas 26 pessoas na escadaria da Câmara dos Vereadores, na Cinêlandia. "O Brasil ainda não entendeu que é pelas ruas que a gente muda as coisas. É triste ver que as pessoas se mobilizam para jogo de futebol e para ir a show, mas não para exercer a democracia", disse Tico Santa Cruz, vocalista dos Detonautas, que vestia uma camiseta com a frase "Senado Federal, Vergonha Nacional".

O grupo fez barulho, com apitos, durante cerca de uma hora. Manifestantes gritavam frases como "Sarney, ladrão, prisão é a solução". Cartazes com arte gráfica inspirada na que foi usada durante a campanha de Barack Obama à Presidência dos EUA mostravam o rosto de Sarney com a palavra "Fora". Durante o ato, foram distribuídos panfletos do PSOL.

Edney não vê semelhanças entre as mobilizações no Twitter e os protestos dos caras pintadas. "Naquela época, o pessoal ia às passeatas para encher a cara e pegar mulher. Hoje, no Twitter, as pessoas estão mais conscientes", acredita.

Apesar de acontecerem em circunstâncias muito distintas, é irresistível a comparação entre as mobilizações no Twitter e os protestos de rua no Irã, onde jovens enfrentam com palavras de ordem milicias armadas. O tempo dirá se as ondas do Twitter têm força e representatividade suficiente para resultar em protestos de rua — manifestações que a História vem mostrando através dos séculos que realmente têm eficácia.

Com agências.




MINHA OPINIÃO:

A NOVA FACE DO PROTESTO DOS JOVENS NO BRASIL. EXPLICAÇÃO SOBRE O MOVIMENTO CONTRA SARNEY. VC TAMBÉM PENSA ASSIM?


Depois de postar o texto abaixo resolvi tentar resumir todos os fatos, no que diz respeito às campanhas via internet (twitter) que se restringiu ao Senador José Sarney. Para isso dei uma navegada e achei o texto acima, que considerei interessante.

Ao analisar todo o movimento denominado #forasarney a reportagem faz uma analogia ao movimento que resultou no impeachment do então Presidente Fernando Collor e concordo plenamente com o teor da reportagem.

Hoje, diferente de 1992, temos maneiras diferentes de manifestação. Hoje nós temos esta ferramenta que é símbolo da famosa globalização – INTERNET, onde não existe distância ou obstáculos, todos conseguem se manifestar, sem qualquer tipo de censura, pelo menos em nosso país podemos ter este privilégio. Prova disso foi o ocorrido na última sexta-feira (26/06/2009) – dia em que este blog obteve o maior número de acessos, graças à menção do Marcelo Tas, ao informar e provocar sobre a realização de Passeata pela Moralização do Senado Federal (este era o nome original do movimento) que ocorreria em São Luís – MA naquele dia. E assim ocorreu, como mostrado aqui no blog. Nós maranhenses sabemos bem do que o Senador José Sarney é capaz, e estamos aqui dispostos a lutar, porém o movimento virtual, como não poderia deixar de ser, tomou proporções gigantescas, o que só podemos agradecer.

Analisando os prós e contras, neste caso digamos, na pior das hipóteses, que um "contra" do movimento foi a distorção de seu objetivo principal com a criação do "Piratas do Twitter" formado inicialmente por famosos, o que gerou inúmeras críticas sob o fundamento que os mesmos estavam aproveitando o movimento para autopromoção. Os mesmos chegaram inclusive a chamar a atenção do ator americano (tão bonitinho, mas sem expressão política alguma) em razão, naquele momento, do jogo que ocorria entre Brasil e EUA (claro, aqui tudo termina em futebol ou carnaval). Daí surgiu um novo pseudomovimento, totalmente alheio ao nosso: o #chupa, que em nada tem a ver com os problemas vividos por nosso país, mas...

Enfim, empolgados pelo sucesso do Movimento pela Moralização do Senado que ocorreu dia 26/06/2009 em São Luís – MA, e no twitter através do #forasarney, quando os novos integrantes do movimento (e aqui não estou me referindo aos "Piratas do Twitter", mas de todos que entraram sem motivação no cerne da questão), acabaram por enfraquecer o objetivo maior. Porém, como sou uma velha antenada – assim dizem os mais novos que me conhecem -, são os arroubos da juventude, não havendo o que se julgar ou criticar, devemos sim, seguir adiante. Eu continuo no meu papel de divulgar as mazelas sofridas em meu Estado. Que cada um faça a sua parte e saiba qual o seu papel na sociedade.

Depois de tudo explicado, quero reiterar àqueles que entenderam como fracassado o movimento #FORASARNEY - marcado em algumas cidades para ontem (01/07/2009) - em razão da pequena quantidade de manifestantes presentes, que no mundo de hoje as grandes mobilizações se fazem "on line", pois a internet é a melhor forma de propagação de idéias. Atualmente o mundo é diferente e as formas de reação também são! Logo, acredito que o movimento iniciado no twitter não deve ser visto como fracassado ou ultrapassado. Creio que tenha sido um grande passo em direção à conscientização política dos jovens.

Sobre as semelhanças ou diferenças entre os movimentos da década de 90 com as do Século XXI, interessante repetir o que o entrevistado Edney Costa afirmou: "Naquela época, o pessoal ia às passeatas para encher a cara e pegar mulher. Hoje, no Twitter, as pessoas estão mais conscientes". Assim, também como ele não vejo semelhanças entre as mobilizações no Twitter e os protestos dos cara pintadas! E vendo por esta ótica talvez nosso movimento é que faça realmente a mudança. Pelo menos é o que almejamos!

FIQUE DE OLHO!!!

2 comentários:

  1. Sou sua conterrânea do MA e bem sei o que a família Sarney representa para nós. Sei que o político representa seus eleitores. Assim, perceber, mesmo por via reflexa, que a nossa sociedade é ignorante, corrupta e violenta não é nada alentador.
    Movimentos como o #forasarney, independente das motivações pessoais, demonstram uma 'reação' da parte insatisfeita da sociedade. Reação daqueles que ainda se envergonham do perfil eleitoreiro em que estão compulsoriamente inseridos atualmente. Bom saber que não estou só.

    ResponderExcluir
  2. Boa minha velha, e vc ja deu uma olhadinha na thurma que apoia o Sarney na internet? Será que eles] estão de acordo com a moralização do senado, ou apenas são partidários do programa do PMDB/PT o "bolsa corripção" ou os atos secretos, ou pnsões pagas para filhos bastardos???? Será que estão mostrando a cara e botando a mão no fogo, por um político comprovadamente corrupto?Vivem no Brasil ou na lua?
    Parabens, o video do CQC bombou!

    ResponderExcluir