PARA REFLETIR

terça-feira, 14 de julho de 2009

NOSSOS POLÍTICOS NÃO MUDAM OS MÉTODOS ELEITOREIROS E DEIXAM DE ACOMPANHAR A EVOLUÇÃO. VC CONCORDA?


ZÉ DIRCEU ENTRA NO JOGO PARA DEFENDER SARNEY

A política de aliança do PT pode provocar uma enorme reação do eleitorado brasileiro, em especial o de São Paulo que há 20 anos tem reprovado o PT no estado. Com a popularidade de Lula, o PT não precisa dos fisiológicos do PMDB. Isso tudo poderá ser comprovado com as próximas pesquisas. No norte e nordeste o fenômeno da aprovação do PT deve-se a política social do seu governo, e não dos políticos atrasados como Sarney, Collor, Jader Barbalho...

Para cúpula petista, apoio a Sarney é forma de manter partido no poder.

Ala majoritária da legenda defende projeto Dilma 2010 a qualquer preço.


A rebelião ensaiada pela bancada do PT no Senado contra a decisão imposta com mãos de ferro pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva de apoiar, a qualquer preço, a manutenção do presidente José Sarney (PMDB-AP) no cargo mostrou que é crescente e cada vez mais explícito um sentimento de indignação e revolta em setores do partido.

Mas, para Lula e a ala majoritária do PT, não há o dilema de apoiar publicamente Sarney, ainda que enfraquecido e sob uma série de denúncias, desde que consigam se manter no poder no ano que vem com o projeto Dilma 2010.

São cada vez mais frequentes as reuniões de petistas para avaliar os reflexos das decisões do governo e do projeto de eleger a ministra Dilma Rousseff como sucessora de Lula sobre as campanhas eleitorais de deputados, senadores e governadores do PT, ano que vem.

Os petistas temem uma desmoralização do partido e muitas dificuldades nas urnas. Já a avaliação da cúpula é a de que, com Sarney fraco ou forte, com perda do patrimônio ético ou não, com menor bancada ou não, o PT não tem salvação sem o PMDB em 2010.

A orientação é engolir tantos sapos quantos forem necessários para se manter no poder. Em reunião da coordenação da bancada na Câmara, semana passada, o deputado Ricardo Berzoini (SP), presidente do partido, foi taxativo para aprovar um aval à decisão de Lula e Dilma: censurou qualquer manifestação contra o apoio a Sarney e argumentou que o desgaste perante o eleitorado será pequeno e compensado com a manutenção de um aliado no Senado.— Na reunião, o Berzoini, o (deputado José) Genoino e o (líder do PT, Candido) Vaccarezza censuraram a entrevista do Tião Viana e pediram que todos avalizassem a posição de Lula e Dilma em defesa do Sarney. Berzoini disse que, se Sarney sair, assume o Marconi (Perillo, tucano), que ele chama de “Perigo”.

Se renunciar, terá nova eleição e ninguém pode garantir o desfecho. Disse também que esse negócio de desgaste é opinião publicada, inventada pela mídia, e que o povão não está nem aí — contou o deputado maranhense Domingos Dutra, que se considera a maior vítima do apoio incondicional a Sarney.

Procurado pelo GLOBO para confirmar o relato de Dutra sobre o que disse na reunião, Berzoini não retornou as ligações. Quanto à discussão sobre o que é melhor para o futuro do PT, Genoino (PT-SP) não tem dúvida e confirma: — A sobrevivência do PT está garantida.

Nosso problema é continuar governando o Brasil.No limite, até no Rio Grande do Sul podemos apoiar o PMDB, desde que apoiem Dilma. Se a gente perder o projeto nacional, aí sim o PT perde força. Minhas prioridades são: eleger Dilma, a bancada do Congresso e depois governadores — diz Genoino.

O deputado Paulo Rocha (PA), envolvido no escândalo do mensalão e agora pré-candidato ao Senado pelo Pará, considera que Lula tem popularidade de sobra e que o desgaste de apoio a Sarney será neutralizado: — A base entende que o apoio a Sarney é uma forma de manter o PT no poder — diz.— O PT tem que pagar o preço que for possível para ter o PMDB em 2010, mesmo que abra mão de projetos regionais — concorda o vice-presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS).

— Existem estados onde o apoio ao PMDB é inegociável — discorda o deputado Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ).

Com o Globo.
Postado por Eri Santos Castro.


Fonte: http://erisantoscastro.blogspot.com/2009/07/ze-diceu-entra-no-jogo-para-defender.html#links



MINHA OPINIÃO:

Este texto me despertou - parei para analisar e conclui: nossos políticos ainda não entenderam as mudanças que vêm ocorrendo no mundo.

Os métodos utilizados pelo Presidente da República e seus aliados para manter o Senador José Sarney na Presidência do Senado, visando ainda o apoio do PMDB na campanha presidencial de 2010 são arcaicos, até na escolha dos riscos. Nem o pragmatismo político pode voar isolado. Tem que ter um mínimo de ética para sobreviver. E a escolha do caminho mostrou, estranhamente, um Presidente confuso, na defesa sem limites do Presidente do Senado.

Será que o Presidente Lula, uma águia no faro político raro, já parou para observar que está indo na contramão do eleitorado jovem, urbano do sul e sudeste (em especial), mas também norte e nordeste, como temos visto virtualmente, que rejeita as práticas políticas simbolizadas pelo Presidente do Senado?

Será que o Presidente Lula já foi informado do poder da internet nas próximas eleições? Sindicatos, professores universitários e a classe média urbana, formadores de opinião, carregaram sempre as bandeiras que o tornaram porta-voz eleito para realizar as mudanças há tanto acalentadas pelo anseio popular.

Será que o Presidente Lula já teve tempo de avaliar que ele é um fenômeno de votação individual, mas que não tem demonstrado capacidade de transferir votos?

No Maranhão, por exemplo, veio tentar salvar a eleição da Roseana, apresentada como grande “guerreira” em sua saga de sobrevivência às intervenções cirúrgicas e deu no que deu. No Ceará, deixou de apoiar a Lusiane, fez campanha para o adversário, e ainda assim ela ganhou a eleição.

Será que Lula ainda não percebeu que a insistência dele em defender os que fazem política à moda oligárquica – acreditando que com isso irá eleger Dilma -pode se reverter numa grande bandeira içada contra ela e trabalhada nos comícios virtuais, onde ninguém controla ninguém?

Quem seria capaz de deter o ritmo de uma campanha desencadeada via internet contra o voto na manutenção de uma Dilma sintonizada com o poder totalitário das oligarquias decadentes?

Lula parece desprezar a força mobilizadora dos seus eleitores urbanos – jovens em especial - que o elegeram. Quem sou eu para alertar um Presidente da República? Nada. Bem, nada não. Ainda sou eleitora e cidadã brasileira.

Acorda Presidente! Seus eleitores urbanos agora vivem indignados com Vossa Excelência, isso para não falar no nosso povo daqui do Maranhão. E esta molecada que Vossa Exa. parece desprezar, sabe expressar sua indignação no voto!

Sr. Presidente, a sociedade hoje dispõe de ferramentas das mais diversas para ter acesso às informações. A rede virtual já começou a desencadear esta luta, levantando a bandeira: "Queremos mudança. Chega de atraso político. Fim das oligarquias!"

Até eu que sou velha e moro aqui neste Maranhão sofrido já sei que vão começar os comícios virtuais contra as oligarquias e seus seguidores. E digo: sou velha, mas não sou burra. Quem vai deter essa massa de gente? Qual Tribunal pode com eles?

E a corrida já começou, Presidente. Na internet, a liberdade é plena e não há como os Ministros do TSE fazerem julgamentos desconsiderando a soberania popular. Não há como dizerem que um eventozinho com 200 ‘gatos pingados’ no interior do Maranhão – e fora do período eleitoral, como estamos agora – possa impactar o resultado das eleições.

Presidente, podem não lhe dizer, mas meus netos não me enganam – pelo menos nisso – e já me contaram que o senhor está vaidoso demais, “se achando” como dizem eles, e pode ter uma grande surpresa!

Faço questão de repetir: sou velha sim, mas uma velha assanhada (calma, Presidente, é só no sentido político) e vou junto com eles, afinal: “eu acredito é na rapaziada... que vai em frente e segura o rojão... eu tenho fé é na fé da moçada...”

FIQUE DE OLHO!!!

Um comentário:

  1. Vale refletir sobre o seu comentário, sem festejar. Vamos ao comício eletrônico sugerido pela Velha.

    ResponderExcluir