PARA REFLETIR

terça-feira, 14 de julho de 2009

DOMINGOS DUTRA CRITICA APOIO DE LULA A SARNEY. CADÊ O IDEALISMO DOS NOSSOS POLÍTICOS E PARTIDOS?


DOMINGOS DUTRA CRITICA APOIO DE LULA A SARNEY

Petista chegou a escrever livro com ataques ao senador

BRASÍLIA - O deputado petista Domingos Dutra (PT-MA) está indignado com o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). Por ser do estado do senador, diz sofrer na pele, "puro couro e osso", o que chama de desmandos do peemedebista. Dutra chegou a escrever um livro de 36 páginas - "O camaleão" - com duros ataques a Sarney. Para Dutra, Lula, ao sair em socorro do senador, desrespeita a militância do PT. (Leia mais: Sarney anula todos os atos secretos)

O GLOBO: Como petista, como o sr. avalia o apoio de Lula a José Sarney?

DOMINGOS DUTRA: Acho lamentável, discordo. O Lula não precisa disso. Faz um excelente governo e tem enorme popularidade. E está queimando parte dessa gordura, que tem de sobra, com essa defesa de Sarney, de quem virou refém. Digo que Lula está queimando uma mau gordura com esse senador. Gordura, aliás, que não tenho. Sou puro couro e osso.

O GLOBO: Se pudesse, que conselho daria ao presidente Lula?

DUTRA: Para valorizar sua popularidade e respeitar a militância do partido, que ele conhece muito bem: o quebrador de coco, o seringueiro, o trabalhador rural, o pescador. Tem muita gente desanimada por causa desse apoio que dá ao Sarney. Essa gente nos massacra nos estados. Essa lógica do Lula não é a minha e nem pode ser a do PT.

O GLOBO: Como o sr. avalia posição que ficou a bancada do PT no Senado?

DUTRA: Numa sinuca de bico. Os senadores do PT estão extremamente constrangidos. O Sarney enrolou o presidente Lula: primeiro, disse três vezes ao Lula que não ia disputar a presidência do Senado, mesmo número de vezes que Pedro negou a Cristo; depois, derrotou o Tião Viana e, não bastasse, apoiou Collor contra a Ideli Salvatti na disputa da Comissão de Infraestrutura.

O GLOBO: Como fica a situação do PT no Maranhão com o apoio de Lula a Sarney?

DUTRA: Lá, estamos nos preparando para o pior. Primeiro, vão tentar comprar o diretório e os nossos nove prefeitos com cargos no governo de Roseana. Vão pegar os prefeitos pelo beiço que nem jumento ruim. Depois, se o diretório decidir algo que contrarie os Sarney, ele vai conseguir que o diretório nacional faça uma intervenção.

O GLOBO: O sr. tem dificuldades para se eleger deputado, com essa oposição que faz a Sarney no estado?

DUTRA: Eu continuo me elegendo porque sou teimoso, e o Sarney não tem como me agarrar. Não tenho esquema com empresas ou prefeitos, só a militância pé no chão, com os humildes. O apoio de Dilma e Lula a Sarney não é ruim só para nós do Maranhão, não. O PT pode ter uma surpresa.

O GLOBO: O sr. vincula o apoio de Lula a Sarney ao projeto Dilma 2010?

DUTRA: Sim, está evidente isso. Nós, de baixo, temos que tapar o nariz e aceitar tudo em nome do investimento de todas as fichas na candidatura da ministra Dilma. Já demos tudo para o PMDB. Até quando temos que continuar de joelhos? Fazer isso e achar que o povo não está vendo, é subestimar a sociedade, o povo, os movimentos sociais. É enterrar todo o capital que o partido construiu em 25 anos de luta.



MINHA OPINIÃO:


É isso aí Deputado Domingos Dutra! A política funciona assim e o senhor não pode se surpreender com mais nada. O PT já perdeu sua essência há um bom tempo... Estar no poder não é tão fácil quanto na oposição, principalmente com o sistema que temos no Brasil.

Aqui os idealistas não chegam a lugar algum, são tratados como revoltados ou "perdidos". Quem segue só o consegue através de conchavos e acertos que passa longe do seu idealismo inicial.

É uma pena, mas como já disse aqui anteriormente, não vislumbro mudança a curto prazo, pois o sistema está corrompido. Isso é fato!

Sobre o interesse do PT de Lula e o de seus diretórios nós vemos uma questão bem ambígua, onde há tanto interesse em jogo que não se sabe qual lado tomar, mas não façam como nosso senador José Sarney, que muda de lado assim que ver a primeira demonstração de derrota. Virar de lado sempre pra ficar sempre no time que tá ganhando é, no mínimo, feio. Não combina com a história de luta que o PT demorou tanto para construir e que o atual Presidente da República tanto tem desrespeitado ultimamente.


FIQUE DE OLHO!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário