PARA REFLETIR

quarta-feira, 22 de julho de 2009

DIANTE DA "DERROCADA" DOS SARNEY CADÊ A OPOSIÇÃO DO MARANHÃO?

O QUE MAIS FALTA PARA QUE JOSÉ SARNEY (PMDB-AP) PEÇA AS CONTAS E RENUNCIE À PRESIDÊNCIA DO SENADO?


Ele disse que nomeou Agaciel Maia para o cargo de diretor-geral do Senado, mas que o manteve ali depois a pedido de colegas.

Deve ser verdade. Mas também é verdade que manteve Agaciel no cargo porque ele lhe fazia todas as vontades - e, sabe-se agora - as vontades do clã Sarney.

Disso dão conta os diálogos gravados pela Polícia Federal e publicados, hoje, pelo jornal O Estado de S. Paulo.

Não faz sentido, pois, dividir com outros senadores a responsabilidade - ou culpa - pelo reinado de 15 anos de Agaciel. Ele, Sarney, é o principal responsável. Ou culpado.

Sarney disse que nunca ouvira falar em "atos secretos", e que eles não existiam.

Resta provado que os "atos secretos existiram", sim. E que alguns deles serviram para nomear parentes e afilhados políticos do senador. Uma verdadeira esbórnia.

Sarney, pois, mentiu. E não foi a única vez que mentiu.

Mentiu diante dos seus pares ao dizer que não tinha nenhuma ingerência administrativa sobre a Fundação José Sarney, encarregada de zelar por objetos e documentos do seu período como presidente da República.

Os estatutos da Fundação revelam que Sarney é seu presidente vitalício, presidente do Conselho Curador e com poderes para vetar qualquer decisão tomada ali dentro.

É ele que assina contratos pela fundação, ele que a representa diante de terceiros.

Mentir para seus pares é quebra de decoro parlamentar. É motivo mais do que suficiente para ser processado e perder o mandato.

A casa onde Sarney mora em Brasília foi palco de encontros do filho dele, o empresário Fernando Sarney, com diretores da Caixa Econômica e empresários interessados em fazer negócios com a Caixa.

Uma boa soma de dinheiro apareceu depois depositada na conta do filho.

O pai limitou-se a dizer que não tomou conhecimento dos encontros.

Basta ou ainda é preciso alinhavar outras razões que já teriam forçado a saída de cena de qualquer pessoa com um mínimo de decência?

Esse não parece ser o caso do senador Sarney.

Não foi para atender a uma convocação do partido que Sarney decidiu disputar pela terceira vez em 19 anos a presidência do Senado.

Ele tinha duas razões particulares para isso: usar a força do cargo para apressar a cassação do mandato do governador Jackson Lago, no Maranhão, e a volta ao governo de sua filha Roseana. E salvar seu filho Fernando de investigações da Polícia Federal.

Fernando é acusado de lavagem de dinheiro, desvio de recursos públicos, formação de quadrilha e intermediação de negócios sujos.


Lago foi cassado. Roseana governa o Maranhão outra vez. Fernando está cada vez mais encrencado.


Sarney fez um governo desastroso quando presidiu o país. Mas saiu do Palácio do Planalto com a justa fama de ter contribuído para a transição entre a ditadura e a democracia.

Passou a ser tratado com respeito. Até que... Até que pôs tudo a perder.

Fonte: http://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2009/07/22/o-que-falta-para-sarney-renunciar-ao-cargo-207201.asp


MINHA OPINIÃO:

Vou aproveitar os comentários do Noblat para falar um pouco, sob uma ótica bem particular, sobre os acontecimentos que vêm ocorrendo com o Presidente do Senado, porém, mais especificamente sobre o impacto destes fatos ao Governo do Estado do Maranhão:

É impressão minha ou a oposição maranhense não está sabendo o que fazer diante de tantas informações contra a família Sarney?

Gente, eles TOMARAM O GOVERNO NA MARRA e ninguém fez nada. Agora estão sendo investigados, entre outras coisas, por crime eleitoral ocorrido nas mesmas eleições em que perderam o Governo do Estado para a “Frente da Libertação”, encabeçada pelo Dr. Jackson Lago...

E agora? Cadê esta “Frente” que não aparece? Estaria com receio de perder novamente no tapetão? Não posso acreditar nisso... Não posso imaginar que um grupo de cidadãos, em sua maioria políticos, que se uniram para dar um basta na oligarquia nas eleições de 2006 e que provaram ao país que o Maranhão não queria mais os Sarney no comando, fiquem, exatamente neste momento de "fraqueza" do todo-poderoso Senador José Sarney e família completamente inertes.

Tenho visto os mais diversos movimentos civis, sociais e estudantis contra a oligarquia Sarney pelo país, mas o Maranhão, ou melhor, os políticos maranhenses, nada fazem.

Como podemos deixar o Governo Roseana Sarney continuar no comando do nosso Estado sem nada questionar, considerando que existem provas incontestáveis da prática de crimes eleitorais praticados por seu irmão Fernando Sarney, nas vésperas da eleição de 2006 em benefício à sua candidatura?

Não podemos nos retrair diante do ‘leão’, devemos enfrentá-lo. Sei que “não se cutuca onça com vara curta”, mas nunca tivemos arma tão forte contra “a onça” como agora. Se em 2006 foi possível mostrar a força do povo maranhense, contra tudo e contra todos, não admito que agora, com o apoio de todo o país, nada façamos.


A situação hoje é bem diferente. Melhor, é o avesso do que sempre vivemos aqui no Maranhão. Temos a opinião pública e a imprensa do nosso lado e nada substancial está sendo feito.

Eu não aceito ser governada por uma coligação que está sendo questionada por prática de crime eleitoral, que só conseguiu assumir o mandato em troca de favores, que todos sabem, mas não conseguem provar (que o diga a permanência do Ministro Eros Grau no TSE pelo curto período e sua possível eleição à Presidência do STF em 2010). E o pior, que tem contra si provas incontestáveis de prática de atos ilícitos eleitorais nas mesmas eleições em que questionaram o candidato vencedor. Isso é, no mínimo, UM ABSURDO.

Contra fatos não há argumentos. Então repito: Não entendo porque a oposição não consegue desvendar mais arbitrariedades e crimes praticados pelo grupo que todos os maranhenses conhecem, para encerrar essa história oligárquica de uma vez por todas. Não esperemos que os outros façam nosso trabalho. Esta função de "DEFENESTRAR" a família Sarney do comando do Maranhão é do povo maranhense, então arregacemos as mangas e vamos à luta, pois a hora é essa.


FIQUE DE OLHO!!!

Um comentário:

  1. Boa velhinha!
    Cabe a nós, continuar mostrando que no Maranhao nada ta bem, e que os maranhenses precisam lutar pela liberdade.

    ResponderExcluir