PARA REFLETIR

domingo, 7 de junho de 2009

RESUMO DOS ÚLTIMOS FATOS. REVIVER O PASSADO OU PROGRAMAR O FUTURO?


NOTAS DE DOMINGO

INFORME JP

07 de junho de 2009 às 08:26

Lendo o Jornal Pequeno de hoje resolvi fazer um único post sobre as notas que mais me chamaram a atenção contidas no Informe JP, para melhor entendimento, darei minha opinião logo após a nota, fica melhor para todos nós... Então vamos lá!!!


MPF “MELA” O CALDO DE SARNEY

Segundo noticiou Josias de Souza, da Folha, o Ministério Público Federal (MPF) 'melou' as pretensões de Sarney quanto a investigar as malfeitorias praticadas no Senado. Sarney acionou a Polícia Legislativa do mesmo Senado, mas o MPF a excluiu do caso.

Negócio é o seguinte, segundo analisa o Josias: apuram-se denúncias feitas contra dois ex-diretores da Casa: João Carlos Zoghbi (Recursos Humanos) e Agaciel Maia (Diretoria Geral), todos dois crias de Sarney.

A Polícia do Senado pedira a prorrogação do inquérito encomendado por Sarney. O Ministério Público Federal disse 'não'.

Decidiu-se que a investigação será conduzida exclusivamente pela Polícia Federal, que também abrira um inquérito. Por quê? A explicação, embora óbvia, fora providencialmente refugada por Sarney. Para a Procuradoria, as denúncias "ultrapassam o âmbito do Senado Federal".

Zoghbi é acusado de utilizar uma babá, que ele chama de "ama preta", como laranja. É sócia majoritária de três empresas. Firmas que intermediaram negócios milionários no rico filão dos empréstimos consignados do Senado.Agaciel é investigado por conta da suspeita de ter patrocinado irregularidades na contratação de empresas que prestaram serviços no Senado.

Junto com outros personagens, Zoghbi chegou a ser indiciado pela Polícia do Senado. As denúncias contra Agaciel foram ignoradas.

Caberá agora ao delegado federal Gustavo Buque esquadrinhar o caso. Algo que já vinha fazendo, sob a supervisão do Ministério Público.

De concreto, por ora, apenas a interrupção da pantomima que acomodara as raposas ao redor do galinheiro. Espera-se que a PF faça o que precisa ser feito.

A VELHA: Este é o tipo de notícia que me dá um mínimo de esperança para continuar lutando. Até que enfim a PF vai conseguir "colocar as mãos" nas artimanhas de Sarney. Só espero que nenhum habeas corpus preventivo atrapalhe as investigações, como ocorreu com o filho! Quem sabe a ponta do iceberg seja enxergada a partir daí e depois esperar e trabalhar para acabarmos com o monopólio criado por este Senhor não só em nosso Estado, mas no País inteiro.

BONS ANTECEDENTES I

O Maranhão é um dos sete estados brasileiros - junto com Acre, Goiás, Pará, Piauí, Rio Grande do Sul e Roraima - que tiveram a segurança de unidades penais reforçadas com equipamentos e dispositivos do seu sistema de segurança eletrônica.

São R$ 3 milhões em dispositivos que servirão para prevenir e reprimir ações de violência nessas unidades prisionais, conforme divulga o site do Ministério da Justiça.

Os equipamentos só irão para os estados abrangidos pelo Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), cujo convênio foi garantido para o Maranhão pela ex-secretária de Segurança e Cidadania, Eurídice Vidigal.

BONS ANTECEDENTES II

Ainda no tema: o Ministério da Justiça vai implementar, já este ano, o Programa de Atenção aos Servidores de Segurança Pública, dentro do eixo de valorização profissional do Pronasci, com investimento de R$ 70 milhões.

A iniciativa pretende garantir o atendimento à saúde sob uma visão integral do profissional de segurança pública, abrangendo as dimensões física, psicológica e social, reduzindo-lhe o índice de adoecimento.

A preocupação abrange policiais civis, militares, bombeiros, agentes penitenciários e guardas civis municipais dos estados já conveniados com o Pronasci, como é o caso do Maranhão.




A VELHA: Estas notas merecem destaque nos dias atuais. Primeiro pela perseguição famigerada e cruel pela qual passou nossa Secretária de Segurança Cidadã, Sra. Eurídice Vidigal, segundo pelo valorização do nosso Estado pelo Governo Federal, e aqui cabe um comentário mais particular ainda: graças à força de vontade e trabalho dessa mulher.

Agora o que me causa preocupação é a forma como serão gerenciados todos os recursos federais que estão disponíveis na área da segurança CIDADÃ, considerando que o atual Secretário não comunga dos mesmos ideais de sua antecessora e, é bom que se diga, foram esses ideais que incluíram o MA no PRONASCI e, consequentemente, disponibilizaram a verba ao nosso Estado.

Será que o Ministério da Justiça está de acordo com a mudança na estrutura do nosso Governo? Será que ele já tem conhecimento de como vão ser executados os convênios apresentados e aprovados na gestão do Governo Jackson Lago? Será que o atual Secretário de Segurança Pública já esteve com o Secretário Nacional de Segurança Pública para tratar dos nossos problemas mais urgentes?

Ficamos sempre com o questionamento...



SARNEY CANSADO...

"José Sarney voltou a falar aos mais próximos que está cansado e que em 2010, quando completar 80 anos, largará a presidência do Senado.

Há dois meses, quando explodiram as primeiras crises no Senado, Sarney deu esse alerta privadamente. Em público, no entanto, recuou". (Radar On Line)

Só quem não conhece a peça acredita...



A VELHA: Engraçado como nós maranhenses não somos mais tão burros. Na verdade a gente aprende quando apanha, não é isso? Pelo menos no meu tempo era, mas agora a didática é outra, e eu concordo. Mas que apanhando a gente aprende disso eu não tenho dúvidas...

Será que algum maranhense acredita nessa afirmação do Senador José Sarney? Como imaginar que o patriarca esteja cansado e pensando em abandonar a Presidência do Senado em 2010? Ano que vem? E sua prole? Parentes? Amigos? Aderentes? Como estas pessoas vão continuar suas vidinhas sem o chefe maior para mediar quaisquer conflitos entre os integrantes do grupo?

E como imaginar outra pessoa, senão ele, para conseguir manejar os interesses do grupo junto ao Governo Federal e empresários de primeiro escalão?

Impossível para nós maranhenses imaginarmos essa possibilidade. Seria o fim da oligarquia assim, de uma hora pra outra? Sem luta, sem conchavos, sem exigências?

Seria o mesmo que recebermos nossa tão sonhada Carta de Alforria... É demais para nós acreditarmos, mesmo porque não acreditamos em papai noel, não mais!


CNJ

O corregedor do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Gilson Dipp, afirmou que a instituição está investigando ocorrências graves que estariam ocorrendo em diversas instâncias do Poder Judiciário nos estados, com exceção de São Paulo.

O corregedor do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Gilson Dipp, afirmou que a instituição está investigando ocorrências graves que estariam ocorrendo em diversas instâncias do Poder Judiciário nos estados, com exceção de São Paulo.

São relativas a questões administrativas e disciplinares. Em decorrência de inspeções realizadas por representantes do CNJ em várias unidades da Federação.

No Maranhão, equipes do CNJ estão, no momento, atuando dentro do Judiciário, mas informam que o objetivo é 'adequar' procedimentos, sem nenhum caráter disciplinar, para agilizar andamento de processos.


A VELHA: Vou aproveitar o pensamento exposto acima sobre este outro assunto. Algum maranhense acredita que o CNJ só tem o objetivo de adequar procedimentos para agilizar o andamento dos processos? Se a primeira intenção era esta acredito que depois de uma primeira análise nos procedimentos do nosso Judiciário o CNJ mudará de opinião e passará a investigar alguns atos cometidos por nossos magistrados que só ocorrem em nossas terras... Quem viver verá!

Falador’ I

A informação de que os primeiros destroços recolhidos pela Aeronáutica em alto-mar não pertenciam ao Airbus da Air France e a mancha de que suposto querosene era óleo de navio frustrou os que esperavam um avanço nas investigações e principalmente complicou a imagem do ministro da Defesa, Nelson Jobim.

Na véspera, ele dissera categoricamente que todos os objetos avistados eram do avião e que, pela extensão da mancha, estava descartada a hipótese de que a aeronave se desintegrara em pleno vôo, causando uma explosão.


FaladorII

Diante do desmentido da Aeronáutica, o ministro ficou numa situação desconfortável.

Segundo o Estadão, depois da confirmação de que os destroços não eram do Airbus acidentado, Jobim "alegou problemas de saúde e não apareceu".

O jornal também cita a reação negativa das autoridades e mídia francesas diante da precipitação do "ministro-perito". O ministro francês dos Transportes, Jean-Loius Borloo, cobrou prudência em declarações públicas.


FaladorIII

"Na emissora de TV TF1, a mais importante rede da França, Jobim foi chamado de 'bavard', que em francês significa 'indiscreto' ou 'falador'.

Na concorrente France 2, uma reportagem afirmou que "a França é mais prudente antes de falar". Pegou mal.

No fim, como resume O Globo, "após cinco dias, há mais dúvidas que explicações sobre o desaparecimento do Airbus".




A VELHA: E agora, Jobim? Após esta terrível tragédia ainda passamos por situações vexatórias como as colocadas acima. O midiático Ministro da Defesa do Brasil, usando a tragédia para mostrar serviço/eficiência "meteu os pés pelas mãos"

Ao descartar explosão ou incêndio no Airbus A330-200, as declarações do Ministro foram vistas com ceticismo e críticas na França. Enquanto as autoridades dizem que nenhuma hipótese pode ser descartada, especialistas reiteraram que, mesmo em caso de explosão, o combustível transportado pela aeronave poderia não se pulverizar no oceano. Porém nossa maior autoridade, representante de toda população, em entrevista coletiva concedida na quarta-feira no Rio de Janeiro, afirmou que a concentração de óleo em uma mancha no Oceano Atlântico - que depois foi descartada como sendo do avião - indicaria que o Airbus teria colidido contra a água e não se partido em pleno voo. Nenhum órgão oficial quis comentar as afirmações de Jobim.

Entre especialistas, a presteza com que Jobim descartou a possibilidade de uma explosão no Airbus A330 gerou críticas. Para Eric Derivry, porta-voz do Sindicato de Pilotos da França e comandante de um aparelho idêntico ao destruído no acidente, os comentários do ministro podem, mais do que serem precipitados, serem errados.

Portanto, como um bom político brasileiro, o Ministro Nelson Jobim manteve a lenda e falou demais...


MIUDINHAS

As trapalhadas quanto a apuração das causas do acidente do Airbus da Air France e localização de destroços fizeram alguns franceses e brasileiros lembrar De Gaule...

Pinheiro será sede, nesta segunda-feira, do encontro das oposições maranhenses, no chamado provisório Movimento em Defesa do Maranhão Livre.

O encontro, além de debater a realidade política e administrativa maranhense do momento, vai discutir alternativas de poder político-partidário para o Estado
.

A VELHA: Eu como boa cristã, sigo o São Tomé e só acredito vendo, pois o que a velhinha aqui tem percebido é a ausência do PDT nesse movimento. Estaria ele pensando ser a única vítima do golpe do TSE? Pensariam eles (filiados) que não precisam de coligação com nenhum outro para ter chance nas próximas eleições, que já batem à porta?

Bem, não vou ficar divagando sobre os porquês da demora no início do Movimento das oposições, vou apenas ver pra crer. Pois espero que toda a dor que sofremos não tenha sido em vão e que tenha servido de lição para todos os componentes do Governo eleito, porém cassado. Fazendo com que seus lideres se articulem pensando EXCLUSIVAMENTE no bem do povo, sem sentimento de prepotência ou arrogância, pois estes foram os grandes causadores da volta imposta da Governadora Biônica.

Enfim, chega de arrogância, esta é uma característica do outro grupo, não precisamos dela mesmo!

FRASE DO DIA:

"Se uma pessoa te enganar ela merece uma surra. Se esta mesma pessoa voltar a te enganar quem merece a surra é você." (Provérbio chinês)

A VELHA: Esta frase não é só do dia, serve pra nossa vida... E pra essa jornada que está começando. Boa semana a todos!

FIQUE DE OLHO!!!

Um comentário:

  1. Aí velhinha, to contigo e não abro, quem gosta de apanhar é mulher de malandro, fora Sarney, liberdade já!!!!

    Sobre o ministro a queda do air baus e o "indiscreto" Jobim. veja imagens aqui:

    http://www.youtube.com/watch?v=_hftYatErUQ&feature=popular

    Sobre a frente de oposição, o Jacks não deveria se izolar tanto, principalmente porque teve total apoio para chegar no poder, teve sua oportunidade, não soube agir com pulso forte... é hora de ser solidário, pensar menos no PDT, e sim no Maranhâo.

    ResponderExcluir