Dilma, Jackson, Roseana e o Maranhão

Transcrevo aqui, para conhecimento de todos, um trecho da matéria do jornal O Globo sobre o encontro entre Dilma Roussef e a direção do PDT, ontem. Trata-se do caso do Maranhão. Lá, como se sabe, existem implicações eleitorais sérias criadas pelo apoio dado por José Sarney.
Afora a questão de “lista de exigências” – não se começa conversas civilizadas assim – , o registro está feito com absoluta correção, pelo que o reproduzo abaixo.
(..)A principal reivindicação dos pedetistas foi que Dilma suba ao palanque de Jackson Lago, ex-governador do Maranhão que foi cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por abuso de poder econômico nas eleições de 2006. Lago é inimigo político da família Sarney.
No almoço, que ocorreu na residência da ministra, ficou acertado que Dilma terá palanque duplo no Maranhão: o de Lago e o da governadora Roseana Sarney (PMDB), que assumiu o governo após a cassação do ex-governador. Dilma afirmou que isso não seria problema, e lembrou que Lago foi seu companheiro de PDT.
– O partido disse que não poderia ficar desmoralizado no Maranhão. A ministra Dilma disse que não teria dificuldade nesse ponto, e assumiu o compromisso de subir no palanque de Jackson Lago – informou o deputado Brizola Neto (PDT-RJ).
No Maranhão, o PT deverá fechar apoio à governadora Roseana Sarney (PMDB), mas o PDT não quer Dilma só no palanque da peemedebista. Os pedetistas lançarão o ex-governador Jackson Lago, que, cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), deu lugar à Roseana. “Se a ministra subir no palanque da Roseana, vai ter que subir no nosso também”,sublinhou Dagoberto Nogueira (MS), líder do PDT na Câmara. “A governadora golpista não pode ter tratamento privilegiado”, afirmou o deputado Brizola Neto (PDT-RJ), que também esteve no almoço.
A reunião em Brasília serviu para formalizar o apoio do PDT a Dilma e traçar um cenário dos 27 estados. O Paraná e o Maranhão são as duas principais apostas do PDT.
PALAVRA DA VELHA:

Transcrevi acima trechos do texto publicado no blog do Brizola Neto para mostrar a quantas andam as negociações e conchavos políticos para 2010 que nos afeta diretamente.
Como todos os maranhenses sabem o cenário político aqui é bem diferenciado dos demais estados. Aqui Lula tem um grande imbróglio que pode tumultuar a tão midiática campanha da Ministra Dilma Roussef .
Só no Maranhão (ainda curral dos Sarney, não pela vontade do povo, mas pelo poder de barganha) o Presidente se vê numa situação que chega a ser vexatória: como deixar de apoiar o Governador Jackson Lago, líder da oposição ao coronelismo que Lula tanto condenava, para apoiar a filha do Coronel responsável pela devastação do Estado do Maranhão?
Bem, fazer isso na política é fácil e já vimos o Presidente faze-lo em 2006, ao vir ao Maranhão fazer um comício desesperado no final do 2º turno na vã tentativa de mudar o cenário daquela eleição. Vã tentativa...
Agora o cenário é outro: o Presidente Lula, que detém de carisma e popularidade intranferíveis, não é o candidato, e assim não sendo ele tem que buscar voto, e quanto a voto o Maranhão já provou que não está mais no cabresto. Agora nos resta assistir os próximos capítulos e nos indagar: Será que em 2010 Lula subirá ao palanque de Roseana Sarney com a mesma desenvoltura que o fez em 2006? É esperar para ver...
FIQUE DE OLHO!