PARA REFLETIR

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

ATÉ QUANDO SUPORTAREMOS O MASSACRE QUE SOFREMOS DA FAMÍLIA SARNEY?


Hoje acordei "com a pá virada". Mas será o Benedito? Todo santo dia assistimos os desmandos praticados pela família Sarney e nada acontece? Que povo é esse que se contenta com tão pouco?


Faço essas indagações, mas sei a resposta: Dizem que quem nunca comeu melado quando come se lambuza. E esta tática (triste e desumana) de dar quase nada ao povo para mantê-lo à sua mercê, vem sendo utilizada com sucesso (para ele) pelo Senador José Sarney há meio século no Maranhão e, mais evidentemente no fim dos anos 90, no resto do país.

Sarney conseguiu criar um império de opressão e carência. E com isso ele foi se perpetuando no poder, fazendo todas as articulações necessárias para não deixar o poder. O Senador José Sarney é o tipo de político que mais enoja os especialistas em política pública. Diferente de quaisquer ideais políticos, ele passa por cima de ferro e fogo para atingir seus objetivos. Jamais soube de algum ideal que este senhor defendesse a não ser o dele próprio.

Lendo as notícias e escândalos diários me deparo com uma situação alarmante, e o que é pior e mais grave: ninguém está fazendo nada para coibir os atos ilícitos praticados. Os órgãos fiscalizadores, que tanto gostam de mídia, quando se trata dos Sarney, silenciam. E por que isso acontece? Fico frustrada em não saber a resposta.

Quando falo sobre a crise do Senado, as denúncias contra o Governo Roseana Sarney, escuto como resposta que vai acontecer agora o que aconteceu no caso "Lunus" e isso virou ponto pacífico. Mas como assim? Eles roubam, desrespeitam, atropelam tudo e todo mundo só assiste.

Eu cansei de assistir. Quero saber cadê o Ministério Público, Tribunal de Contas, TRE, TSE e tantos outros que existem para "defender" o interesse do povo e a boa aplicação do dinheiro público?

Alguém consegue explicar como é aceitável a decretação de emergência da Governadora do TSE para construir o que ela já tinha pago para ser feito quando foi Governadora? Não. E ninguém questiona. Isso chega a ser insano!

Outro fato ocorreu e este eu presenciei. Algumas autoridades do Poder Judiciário maranhense, em conversa informal, chegaram a afirmar: "Esse Ricardo Murad já deveria estar preso... O que ele fez na extinta Gerência Metropolitana já é suficiente para ele passar o resto da vida na cadeia".

Aí eu indago: o que falta para este senhor responder por seus atos como todas as outras pessoas comuns? Não, isso não acontece no Maranhão, e hoje vejo que não acontece no Brasil. E isso decepciona, não tenho sangue de barata e estou "surtando" com tanta impunidade e desmando!

E tem mais: além de não responder por seus crimes, o Sr. Ricardo Murad é o governador de fato, faz e desfaz como bem entende e ninguém abre o bico!

E não esqueçamos o caso "Lunus", que é apenas mais um caso envolvendo a própria Governadora, onde foram apreendidos milhões de reais no escritório de sua propriedade. O que aconteceu? Eles não justificaram a origem do dinheiro, ela desistiu da Presidência da República (ainda me espanto com essa ideia) e o dinheiro foi devolvido. Simples assim!

Isso sem falar no empresário Fernando Sarney. Que loucura é essa deste homem (que a Polícia Federal detém provas substanciais de prática de crimes) ainda estar livre e serelepe e ainda CENSURAR um dos maiores jornais do país?

Quanta coisa sabemos sobre eles, mas de que adianta ter conhecimento se não temos o poder de tomar qualquer atitude? O que resta ao povo oprimido pela tática de Sarney (de dar quase nada para manter o poder) é aprender a SOBREVIVER da melhor forma possível sem "incomodar" os poderosos. É isso mesmo, ainda somos "forçados" a não nos opor ou falar. Inconscientemente o maranhense vai se calando para evitar maiores danos à sua vida.

E o que é isso? Que vida é essa? Até quando isso vai durar? São tantos questionamentos sem respostas que o desestímulo chega perto de vencer a perseverança, mas não vencerá, não a minha e de muita gente que conheço.

Este blog tem trazido várias situações condenáveis e continuará fazendo esse papel, mas com a esperança de que alguma de nossas autoridades competentes cumpram o mínimo do seu: que é investigar, apurar, julgar e condenar (se for o caso), pois não há mais condições do povo maranhense continuar vivendo à margem da sociedade brasileira.

FIQUE DE OLHO!!!

3 comentários:

  1. Sou solidária à revolta dos Maranhenses perante a frustração de não poder interferir no graves erros que acontecem em seu estado. Saiba que o que vc está fazendo (denunciando) hoje com o Twitter, sua voz chega mais longe.
    $arney é um psicopata e não se espere que ele se comova com o povo. Vamos atacar Roseana...Murad...Fernando $arney...
    Parabéns

    ResponderExcluir
  2. Postei no Twitter agorinha! #VERGONHA! STF arquiva 1 processo ctra parlamentar p semana:nunca o tribunal condenou 1 congressista http://bit.ly/BbUzv @congemfoco #VPOLIT
    Temos que continuar denunciando, mesmo que, às vezes, pensemos estar falando para paredes! Não há mal que sempre dure: se cada um de nós que estamos na luta pela moralização e Ética no trato da coisa Pública conseguirmos abrir os olhos de mais um, há de chegar o tempo em que seremos a maioria. Não desista! Sarney, hoje, não é mais só problema do Maranhão ou Amapá - é do Brasil! E em sendo assim, é meu e de todos os que têm olhos de ver! Parabéns pelo artigo.

    ResponderExcluir
  3. O maior aval que essa família oligárquica, assim como boa parte dos mandatários do país, recebe vem da própria Justiça que diz só poder agir quando provocada. Os juízes, venais e comprometidos com os mandatários uma vez que aspiram promoções, Supremos e coisas tais, podem ver o crime acontecer sob suas barbatanas que nada farão se ninguém denunciar o desmando. Pior, mesmo depois das denúncias há rodadas de negociações tendo lobistas, advogados e promotores como intermediários para se chegar a uma $entença. O país me dá mais nojo a cada dia.

    ResponderExcluir