PARA REFLETIR

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

O MARANHÃO ANTES, DURANTE E DEPOIS DE JOSÉ SARNEY. JÁ CHEGA, NÃO É?




Busquei algumas imagens que pudessem sintetizar a história recente do Maranhão. A princípio mostro a beleza da nossa terra, tão abençoada pela natureza e tão maltratada pelos homens.

Ao vermos as imagens imaginamos que o Maranhão é tão bonito, que Sarney não fez tão mal, já que temos muitos projetos arquitetônicos realizados na gestão de um dos seus, mas quanto mais não poderia ser feito, não é? Nunca saberemos. O Maranhão tem um litoral precioso. Nosso porto é um dos melhores do país, pela sua localização e profundidade, estamos num ponto estratégico para exportação, mas não utilizamos essas vantagens. Por que? Porque não é interesse dos nossos governantes fazer o Maranhão se desenvolver. Pra que trazer pessoas de outros lugares para se estruturarem aqui? Para ensinar ao nosso povo a pensar diferente do que foi "planejado"? Jamais.

Aqui não temos supermercados 24 horas, não temos nenhuma rede comercial de grande importância,pagamos a energia mais cara do país. Nosso interior é interligado por estradas de barro, sem qualquer pavimentação. Nossas cidades não dispõem de saneamento básico, várias não têm sequer água encanada.

Você deve pensar: mas isso existe em todo o país. É verdade, mas aqui no Maranhão, com a exuberância natural e o ponto geográfico estratégico, nós poderíamos ser um pouco melhores do que somos.

Vocês sabiam que para uma empresa de shoppings do Piauí entrar no mercado de São Luís foi necessário um acordo com o grupo? Isso mesmo. A obra do referido shopping foi embargada judicialmente por vários meses até que fosse selado um acordo entre as partes interessadas. E, saibam, o povo não era uma delas.

E é isso caros leitores, no Maranhão ainda é assim. Ou fazemos o que eles querem ou vivemos à margem da sociedade. Discriminados pela elite e condenados a vivermos sem muita expectativa.

Pronto. Falei o que estava engasgado há muito tempo. Talvez me arrependa, mas precisava disso, não aguentava mais ser conivente com tanta prepotência. Fiz isso por mim, pelo meu Estado e por vocês, para que todos nós possamos melhorar a vida dos nossos.

FIQUE DE OLHO!!!

3 comentários:

  1. Se os Sarney fizeram história política no Maranhão foi pq os maranhenses quiseram! e se estão na política até hj é pq algo de bom para o país eles fazem!

    ResponderExcluir
  2. A Velha Debaixo da Cama: Parabéns pelo vídeo e pelos comentários. Quem não conhece o Maranhão e a Região Norte do país não tem noção do que é o descaso das autoridades constituidas do BR, no geral, para com esse pedaço do país.
    Para o Alex, nem sempre uma eleição reflete a verdadeira vontade do povo. Em muitos lugares dos chamados "grotões" do país a pobreza é tamanha que, como diz nosso çabio presidente: "pobre se contenta com R$10,00". Se você conhecesse a vida de um ribeirinho, de quem vive nas "pontes" (sabe o que é isso?) certamente não escreveria o que escreveu. Sou paulista, mas conheço um tanto do Norte e posso te afiançar que a maioria das pessoas que por lá habitam, não vivem - sobreviem!

    ResponderExcluir
  3. A Velha Debaixo da Cama,
    Como pode ser mais triste! $arney e sua família acabaram com o Maranhão. Denuncie sempre. Precisamos divulgar o que esse sr faz. As imagens estão belíssimas, musica, parabéns!
    Vou postar no meu blog!

    ResponderExcluir