PARA REFLETIR

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

SEGURANÇA NO MARANHÃO SE RESOLVE COM BALA E O RESPONSÁVEL NEM RESPONSÁVEL É

ENQUANTO O VICE-GOVERNADOR JOÃO ALBERTO MARCA ENCONTRO DOS BANDIDOS COM CRISTO TEMOS NA SECRETARIA DE SEGURANÇA UM SECRETÁRIO ESTADUAL NA ILEGALIDADE

Clique aqui e aqui para ler as notícias

A situação do Maranhão é mesmo peculiar: ao mesmo tempo que vimos o vice Governador, durante a inauguração do Mercado Municipal em Santa Luzia do Tide, muicípio a 280km da capital, bem ao seu estilo discursar: “Atenção, seus bandidos, nós vamos acabar com a bandidagem, e vocês vão falar com Jesus Cristo, primeiro do que eu”, somos agora surpreendidos com a informação de que o segurança do pai da Governadora - Senador José Sarney -, agente federal indiciado pelo MPF, ocupa a função de Secretário Adjunto de Inteligência e Assuntos Estratégicos de forma irregular.

Acredito que essas situações não ocorram mais em nenhum outro lugar. Não é admissível que na administração pública seja possível a intervenção pessoal tão evidente como ocorre aqui. E tudo é encarado na maior naturalidade.

O caso do vice-governador serviu para constatarmos como as coisas funcionam no governo da filha do Sarney: "Olho por olho, dente por dente". Não se vê nenhuma possibilidade de implantação de projetos de prevenção ou ressocialização. No governo dos Sarney o que vale é a REPRESSÃO ao povo, digo povo porque aos verdadeiros bandidos nada acontece, conforme temos visto ao longo deste ano.

Como admitir que o vice-governador - que na ocasião era o Governador do Estado, já que a Governadora estava licenciada - vá à praça pública e ameace de morte os que ele considera bandidos? Sem qualquer processo legal? É minha gente, isso é o Maranhão. O Maranhão da opressão.

Hoje vemos que o trabalho realizado e pouco difundido da então Secretária de Segurança CIDADÃ (Roseana Sarney retirou a CIDADANIA da segurança) foi um difisor de águas para a segurança do estado.

Só hoje podemos afirmar que a tão falada "era Cutrim" nada mais foi que uma manobra midiática visando dar popularidade ao atual Secretário Raimundo Cutrim, que se elegeu Deputado Estadual. Ou seja, os Sarney trabalham para fazer os seus aliados, que antes de sua "ajuda" são completamente inexpressivos. Daí a "lealdade" de todos, como vemos tão bem hoje na seara nacional.

A família Sarney me assusta hoje mais que antes, pois não é mais o Maranhão que lhes "pertence", hoje eles estão com suas "garras" em todas as esferas do poder público nacional.

Exemplo disso, além das denúncias já amplamente divulgadas pela imprensa nacional, é o fato de termos como responsável pela área de inteligência da nossa polícia um agente de polícia, que é segurança do Presidente do Senado, e tal fato não ser contestado. Nenhum órgão de fiscalização investiga, sequer indaga.

E é sempre bom lembrar: este senhor está indiciado pelo MPF por passar informações privilegiadas à Fernando Sarney (Operação Barrica). Mesmo assim, nada acontece. Ele continua mandando e desmandando dentro da Secretaria, e, como todo o estado sabe, fazendo na prática o que o dep. Raimundo Cutrim não tem mais interesse, pois sua maior preocupação é atender a população e arregimentar votos para as eleições de 2010.

Ontem, ao assistir a notícia sobre a revolta popular que resultou na destruição da delegacia do município de Cururupu, cidade a 415km de São Luís, com a fuga de 25 presos, me pergunto: Cadê a mudança no sistema de segurança que foi tão riticado como inoperante? O que vemos ser feito pela melhoria nesta área?

E o que revolta é o silêncio do povo e dos poucos formadores de opinião que ainda temos sem medo da família Sarney. Mas falar disso é chover no molhado.

Já me indagaram sobre meu interesse pela área da segurança do Estado. Repito o que respondi: minha atenção pela segurança pública surgiu durante o governo Jackson Lago, pois esta foi a área mais atacada pelos Sarney. Talvez por termos comandando a pasta uma mulher, tenha me identificado tanto, afinal esta mulher "apanhou" tanto da oposição, diga-se família Sarney e aliados, como do próprio governo. Daí minha simpatia.

E é isso. A Velha aqui está a cada dia mais triste pelos caminhos que nosso país está tomando e sentindo de distanciar cada vez mais a tão sonhada liberdade do nosso tão sofrido estado.

FIQUE DE OLHO!!!

2 comentários:

  1. Sempre foi assim e a cada dia piora.Todo um trabalho que se iniciou e foi boicotado durante todo o tempo em que Eunice esteve no comando da segurança,está indo por água abaixo com esse estilo brucutu que caracteriza essa canalha.Ela tinha dois "defeitos":na era da cambada da usurpadora e ainda por cima mulher,competente,que atrevimento;preparada,que desaforo!

    ResponderExcluir
  2. Boa velhinha, até aproveitei seu post!!!

    (Ricardo Santos)

    ResponderExcluir