PARA REFLETIR

sábado, 1 de agosto de 2009

A RENDIÇÃO DO ÚLTIMO CORONEL, E VAI FICAR POR ISSO MESMO?


Revista VEJA
A RENDIÇÃO DO ÚLTIMO CORONEL

SARNEY? QUE SARNEY?
Lula defendeu publicamente o presidente do Senado
até quando lhe foi conveniente para garantir a gratidão
e o apoio do PMDB na sucessão presidencial.
Fotos Sérgio Lima / Folha Imagem e Paulo Liebert /AE
O presidente do Senado anuncia a Lula sua disposição de entregar o cargo para preservar o mandato, abrindo o processo de sucessão.

O que o Brasil espera é que ele sirva para mudar as práticas e os vícios que alimentam a corrupção e o fisiologismo na política.

O senador José Sarney lutou muito, mas não conseguiu vencer os fatos. Ao decidir disputar a presidência do Senado, em fevereiro passado, acreditava que o cargo era uma garantia de imunidade para ele e a família – àquela altura já investigada pela Polícia Federal por suspeita de uma multiplicidade de crimes. A visibilidade, porém, teve efeito contrário e acabou colocando o mais longevo dos políticos brasileiros no centro de uma devastadora crise no Congresso. José Sarney, o último dos coronéis, rendeu-se diante de tantos escândalos. Na semana passada, o senador disse ao presidente Lula que está cansado e que resolveu deixar o cargo. "Não aguento mais. Vou negociar uma saída", afirmou, de acordo com um interlocutor privilegiado do presidente. A conversa aconteceu na segunda-feira, pelo telefone, quando Lula ligou para saber notícias sobre o estado de saúde de Marly Sarney, esposa do presidente do Senado, que se recupera de uma cirurgia em São Paulo. Sarney, de acordo com o relato feito por Lula, estava abatido, disse que não conseguia dormir havia dias e se culpava pelo estado de saúde da mulher, que sofrera um acidente doméstico, fraturando o braço e o ombro.

Nos às vezes tortuosos códigos da política, desabafos como o do senador Sarney podem ser interpretados como um simples blefe, uma ameaça velada ou até chantagem de alguém em busca de proteção. Não é o caso. Desde o início da crise, Lula se empenhou pessoalmente na defesa de Sarney, sem nenhum pudor, a ponto de causar constrangimentos ao seu partido, quando desautorizou publicamente o líder do PT, senador Aloizio Mercadante, que havia pedido o afastamento do presidente do Congresso. Depois da conversa telefônica com José Sarney, porém, Lula mudou completamente o tom. Antes disposto a sacrificar um pouco da própria popularidade em troca de um punhado de votos no Congresso e de uma provável aliança com o PMDB na campanha eleitoral de 2010, o presidente vislumbrou a hora de mudar o discurso. Sarney? "Não é um problema meu. Não votei para eleger Sarney presidente do Senado, nem para senador. Votei nos senadores de São Paulo. Quem tem de decidir se ele fica presidente é o Senado", disse Lula em entrevista, recolhendo a boia. Jamais, portanto, poderá ser acusado de ter associado sua credibilidade à tentativa de manter no cargo um presidente do Congresso envolvido em nepotismo, desvio de dinheiro, contas no exterior... E, daqui a alguns dias, Lula pode, quem sabe, invocar até uma conveniente crise de amnésia: Sarney? Que Sarney?...

O presidente, o PMDB e seus aliados já começaram a discutir o futuro do Senado pós-Sarney, mas muito distante daquele que deveria ser o ponto de partida. Lula, por exemplo, está preocupado com questões mais práticas, como a sucessão. Trabalha para que Sarney renuncie, o que obrigaria o Senado a convocar novas eleições em cinco dias, evitando que a Casa ficasse sob o comando do vice-presidente, Marconi Perillo, do PSDB. O PMDB, republicano como sempre, quer continuar com a presidência, mas tem dificuldades em encontrar um candidato que seja da absoluta confiança do partido e que tenha a ficha limpa – missão aparentemente impossível. Sarney é o quarto político que presidiu o Senado nos últimos dez anos a cair em desgraça. Antes dele, Antonio Carlos Magalhães, Jader Barbalho e Renan Calheiros passaram por processos idênticos, o que mostra que o problema principal nunca foi enfrentado. "O Senado vive uma crise institucional provocada pela falta de ética, pela complacência com o uso indevido dos recursos públicos e pela falta de transparência", analisa o cientista político Lúcio Rennó, da Universidade de Brasília. "Não adianta apenas mudar os nomes. É necessária uma mudança radical nas práticas." A questão é que isso não interessa a quem deveria promover as mudanças – e os escândalos envolvendo o senador José Sarney explicam por quê.

A família Sarney sempre teve um apreço especial pelo setor energético, feudo do clã há pelo menos duas décadas. Além de dividendos políticos, o controle do setor proporciona outras vantagens. A Fundação José Sarney, criada pelo senador no Maranhão, é acusada de desviar dinheiro de um convênio com a Petrobras. O Instituto Mirante, ONG presidida pelo filho-problema Fernando Sarney, recebeu recursos da Eletrobrás para financiar projetos culturais no estado – parte desviada para contas de empresas da família. Fernando Sarney é o mesmo empresário que fez bons negócios na década de 80 vendendo postes de luz à estatal de energia do Maranhão ao mesmo tempo em que presidia a empresa por indicação do pai. A incursão mais recente e enrolada dos Sarney no campo energético ocorreu em Santo Amaro, no interior do estado. Lá, a Petrobras descobriu um manancial de gás natural. Há três anos, com a valorização do gás no mercado internacional, a Agência Nacional do Petróleo decidiu licitar a área para exploração. Antes que isso acontecesse, porém, o senador José Sarney tomou posse do local. Tomou posse, explique-se, porque há indícios de que houve grilagem de terras e estelionato – tudo coincidentemente conjugado com decisões de órgãos federais do setor energético comandados por pessoas ligadas a Sarney.

Fotos Ana Araújo e Celso Junior/AE
O IMPÉRIO SOB INVESTIGAÇÃO
Vista aérea do Convento das Mercês (à dir.), sede do Memorial José Sarney, em São Luís, e o poço de gás – a válvula em terras do grupo na região dos Lençóis Maranhenses (à esq.). A situação se agravou com as revelações sobre desvio de dinheiro público, tráfico de influência e grilagem de terras.

Oficialmente, as áreas onde ficam os reservatórios de gás pertencem à empresa Adpart, que tem o presidente do Senado como cotista. O problema é que existem enormes discrepâncias entre o que dizem os papéis da empresa de Sarney e o que indicam as certidões dos imóveis. O que se media em poucos metros nas certidões dos cartórios do Maranhão passou a se contar em centenas de hectares nos documentos de Brasília. O milagre da multiplicação é que permitiu ao senador se tornar proprietário da área minada de gás. Numa certidão, Sarney diz ter comprado 200 hectares do lavrador Clodoaldo Garcia Lira. Entrevistado por VEJA, porém, o lavrador disse que vendera somente um "pedacinho" pequeno de terra, onde cultivava caju e mandioca. Ele diz ter vendido o terreno por 25.000 reais, pagos em dinheiro vivo por Ronald Sarney, irmão do presidente do Senado e procurador dele nos negócios de Santo Amaro. Diz o lavrador: "Meu terreninho ficava a uns 10 metros do poço". Depois da venda, o poço apareceu misteriosamente dentro do terreno. "Foi o pessoal do Sarney que cercou", diz o lavrador.

O principal poço de gás localizado nas terras também está cercado por arames e madeira. Entrevistado, o capataz de Sarney, José Ribamar Rodrigues de Oliveira, diz ter feito o serviço: "O doutor Ronald (irmão de Sarney) que me pediu. O presidente Sarney já veio aqui três vezes visitar o poço. Isso aqui tudo é do Sarney". Será? Em fevereiro de 2006, o então ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau, indicado por Sarney para o cargo, autorizou a Agência Nacional do Petróleo a licitar a área. A Panergy, empresa que ganhou a licitação, pagou 1,1 milhão de reais ao governo pelo direito de investir na região. A empresa só aguarda a anuência ambiental do Instituto Chico Mendes para começar a exploração. Diz Normando Paes, dono da Panergy: "Trata-se de um campo de gás e não esperamos problemas para explorar. Fui informado pelo governo de que a área é pública e pertence ao estado do Maranhão". Telma Thomé, presidente da estatal de gás do Maranhão durante o processo de licitação da ANP, confirma que a área é pública. "As terras são do estado do Maranhão. Nós sempre trabalhamos os projetos de exploração de gás com essa perspectiva", diz ela. O cartório da cidade não ajuda a esclarecer o mistério. Diz a tabeliã Elke Viviane: "O pessoal do Sarney trouxe a certidão de compra das terras. Não posso falar mais nada". Nem precisa.

O desfecho da crise envolvendo Sarney representa um golpe contra as tradicionais oligarquias políticas brasileiras, mas não o definitivo – aliás, longe disso. Antonio Carlos Magalhães, Renan Calheiros, Jader Barbalho e Sarney produziram herdeiros, biológicos ou não, que mantêm vivas as seculares práticas coronelistas. O tamanho e a importância que tem o PMDB no cenário nacional é o maior exemplo disso. Como um câncer em processo de metástase, o partido é o abrigo seguro desse jeito peculiar de fazer política, desses grupos que continuam espalhados pela máquina do estado empenhados exclusivamente em girar a roda do fisiologismo e da corrupção. Se a renúncia de Sarney se confirmar, alguém é capaz de imaginar que os indicados pelo senador no setor elétrico serão demitidos? Não, não serão. Eles continuarão lá, fazendo tudo o que sempre fizeram, igualzinho ao que manda a cartilha atrasada pela qual reza a maioria dos políticos brasileiros, independentemente da agremiação a que pertencem. Afinal, essa é, e ainda vai continuar sendo por muito tempo, a mais eficiente e segura forma de fazer política: trocando votos por cargos, permutando verbas por apoio, empregando parentes e amigos – tudo com o nosso dinheiro.


TUDO POR UM VOTO
Mercadante, líder do PT no Senado, fez nota pela saída de Sarney e foi desautorizado por Lula




MINHA OPINIÃO:

É isso aí minha gente! (assim falava-se na minha juventude) Tá aí mais um resumo da saga Sarney. E vou avisando: quanto mais mexer, mais vai 'feder' (odeio essa expressão, mas aqui é isso mesmo que quero dizer).


Com a família Sarney, e seus vários aliados, funciona assim: Enxergando um benefício distante eles movem céus e terras (neste caso, literalmente) para conseguir amealhar um 'pouquinho' mais para o patrimônio. E aí não entra só o patrimônio financeiro não, entra o intelectual (influência e poder) que resulta financeiramente, claro.

Pensando friamente José Sarney encontrou o melhor dos investimentos. Tomou pra si um Estado inteiro (assim todos acreditam, pois ele levou todos a crer nisso), e com isto ele barganha em todas as esferas da sociedade, quer pública ou privada, e consegue ao final ter todos à mão e disposto a defender-lhe contra tudo e contra todos.

Não estamos falando só do Presidente Lula não, por trás dessa blindagem de Sarney tem-se muitos interesses, e o maior incentivo disso, sempre, é o dinheiro (a mola do mundo). Quantas empresas conseguem concessões públicas através de uma simples conversa com ele? E a que preço?

Bem, o que percebemos hoje é que a tática de José Sarney é audaciosa, mas rentável, porém, acredito que ele perdeu o controle de sua forma de agir a partir do momento em que teve que satisfazer os caprichos dos seus filhos. E como mãe posso dizer: fazemos tudo por nossos filhos.

Agora esse princípio, nas mãos de pessoas como o Senador José Sarney, tem consequências irremediáveis, pois, como qualquer pai, passa por cima do que for NECESSÁRIO (e o conceito de necessário pode mudar de acordo com a índole de quem o emprega) para atender as necessidades dos seus.

O que o difere dos demais pais são seus princípios. Devemos dar o melhor para nossos filhos, mas com limites. Porém, não é isso que ocorre nessa família, pois o que o Brasil tem visto ultimamente, e o Maranhão está 'careca de saber' é que o paternalismo na família está acima da média da sociedade. Pronto, falei...

FIQUE DE OLHO!!!

10 comentários:

  1. Muito bem minha velha!
    Mas, vc bem que poderia nos adiantar de onde é mesmo esse regionalismo que vc se refere na juventude!!!
    Hum, nos da alguma dica,ao menos adianta se és ligada ao movimento das mulheres, ou se manja de segurança pública e tal.. Vc sabe como é essa curiosidade masculina(de algusn blogueiros fans seu)Abrçs!!!! (Ricardo Santos)

    ResponderExcluir
  2. Minha velha, todas as suas dicas são precioas e bem vindas, não apenas para destacar sua pessoa.
    Não consegui postar com meu nome no seu blog.
    Eu e o Feilipe Klant somos fans assumidos seus, e temos tanta vontade (nao apenas curiosidades)de te conhecer melhor...

    ResponderExcluir
  3. adorei !!! o nome velha..rs!!! gostaria de deixar meu recado... e minha indiguinação; do maranhão que certa vez um padre o chamou de o cú do mundo... lugar sem lei... isso na época das falssificaçoes das terras para o robo deslavado dos orgãos instintos... sudam e sudene...tem gente que fez tantos projetos que está em brasilia julgo aposentado..rs no bastando os 9.000.0000.000 hcts que surgiu de uma das premeiras escreturas do maranhão que foi a maior falssificação em todos cartorios...que passava o fantasma dos kuilometros de terras que nascia de s. luis ao sul do ma. todos que tinha suas terras doadas pelo tão estado do ma. só ficaram com as antigas documentação ... que foram reaproveitada para fazer sede do fantasma da sudene. e sudam...e muito bem aproveitado foi as papeladas ...pra outro desfeixo a compras das terras de santa ines pra corrigir a falssificação da sudam e sudene. e da lugar ao roubo das estradas fantasmas e contornos ... vai ser chamado o senhor ex prefeito da cidade de santa ines.. onde fez doação de casa e terrenos que diz ser da prefeitura de santa ines terras que o mesmo conhece palmo a palmo pois foi engenheiro do D.N.E.R NO TEMPO DAS EMPLEITEIRAS ...DAS ESTRADAS O QUE VC VAI DEZER... SE VC FOI O COMPRADOR..DOADOR E O TROCADOR DAS TERRAS!!! O FIGORIFICO DE SANTA INES... ESTA EM TERRAS DO ESPOLIO DE SR GERALDO CATINGUEIRO E A COSIMA... OLHOO DAGUA DOS CARNEIROS.. JARDIM BRASILIA ..QUE VIROU DOAÇOES NA SUA CANPANHA...DE PREFEITO. E MAIS A CASA DO PAPEL.. CEARÁ FRANGO. ESTÁ DENTRO DA TERRA DO ESPÓLIODO SR GERALDO CATINGUEIRO E DR. CABRAL FEZ TERRA PLANAGEM NO TERRENO... DO ESPOLIO PARA UM AEROPORTO... FANTASMA .. LÁ ESXISTE UMA FABRICA DE BOLSSA TONBADA PELO O BANCO ... RS TEM MUITA COISA PRA SE RESOLVER... CABRAL DEPUTADO... FUTURO CANDIDATO A PREFEITO... PAGA MINHA HERANÇA ANTES TA...

    ResponderExcluir
  4. QUE PODER É ESSE ...BOTOU TODO MUNDO NO JOGO ...RS MAS SEUS BENS ESTÃO AI ... DIGO BENS DO BRASIL NÃO DO MARANHÃO... VAMOS RECAPITULAR AS ENPRESAS DO MARANHÃO. O GRUPO LUSITANA ...QUE FOI PARAR NA GRANJA DO TURÚ... SENADOR ...SE ESTA FAMILIA DE PORTUGUES FOSSEM OS DONOS DESTE GRUPO!!! AS FILHAS ERAM REVENDEDORAS DE PRODUTOS DE PERFUMARIA ...RS UM GRUPO QUE ESXPORTA....TUDO!!!!~´A NÃO EXISTE SUPERMERCADO NEM LOJÃO DO ARMAZEM PARAIBA QUE NÃO ESTÁ ESTAMPADO O DEDO DESTA FAMILIA... TIRO PELAS CONSTRUÇÃO!!!! AGORA ESTÁ A TODO VAPOR`!!! NA CIDADE DE SANTA INES ... A CONSTRUÇÃO DA SUCESSO CONSTRUTORA ...RS E A PREMIUM HOJE TEM TB OUTRO NOME MAS JA TEVE VARIOS ... QD VEIO DESVIAR A FACULDADE DO VALE DO ITAPECURU... VALE DO RIO DOCE QUE FOI FEITA NAS NOSSAS TERRAS HOJE COM O NOME DE CESCIM VERGONHA ... QUE TODOS OMITE QD O ENGENHEIRO JOSÉ CARLOS MARINHO... ESTAVA FAZENDO UM CONDOMINIO DE CASA E UM GRUPO ESCOLAR ... HOJE VIROU FACULDADE DE SANTA INES!!! A CONSTRUTORA HELVES QUE O NATANIEL DO VALE ENGENHEIRO CONTRATADO DA VALE. ERA O ESCRETORIO DENTRO DAS NOSSAS TERRAS QUE VIROU ... LOTEAMENTO NOVA ERA...SR JOSE DA SILVA VALE ...TEM MUITO QUE ESPLICAR ... POIS O MESMO DESSE QUE COMPROU DE JOAQUIM SILVA QUE MORA NO 295-B AINDA ESXISTE LÁ.QUE VENDEU O NUMERO 295-A DIVIDINDO A PARTE COM A ESPOSA SEPARAÇÃO NA EPOCA. NOME DO DONO DA CASA DA RUA DE SANTANA 295 FUNDO HOJE A LOJA C&A.. COMPRADA E FALSSIFICADA SUA DOCUMENTAÇÃO !!!!PRA SATIRIO MARTINS E ELIZA MARTINS DONO DA ILHA DA BOA RAZÃO !!!QUE A ILHA DA MADEIRA ENGOLIU ELA COM TODOS SEUS VIZINHOS O POVOADO PORTO GRANDE QUE É O ACESSO PARA A ILHA DA BOA RAZÃO PERTENCENTE AO DEPUTADO MANOEL RIBEIRO.. DR. JAIR GARCES, TB TINHA UMA CASA LÁ CUIDADO AMIGOS DO SENADOR E LARANJAS VCS TB VÃO SER EXCLUIDO DOS TEUS BENS COMO FOI SR GERALDO CATINGUEIROQUE DEPOIS DE MORTO CREARAM OUTRO CPF... MAS AS TERRAS ESTÃO AQUI NÃO MUDARAM DE LUGAR E TODOS OS BENS QUE PASSARAM POR ELE TEM HISTORIA DO MARANHÃO...ETAAAAA SARNEY COMO VC ANDOU DE MÃOS DADAS COM A REVOLUÇÃO... E O POVO NÃO SENTIU... VC BOTAVA SEU PUNHADINHO DE PORÇÃO MAGICA PARA OS ANTIGOS COMERCIANTES ... EPOCAS DOS LEILOES DE PENHORA E ANTIGAS FABRICAS VC NÃO DEVERIA SER ESCRITOR...E SIM UM DESEMBARGADOR MAS, COMO VC FOI TUDO !!!!SABIA A CASTILHA DA ILHA GRANDE A ILHA DOS INDIOS FOI CREADA DOCUMENTAÇOES FANTASTICAS COMO A GLEBA DA JUREMA QUE PASSOU ATROPELANDO E ESMAGANDO OS FRACOS...E NÃO BASTANDO ... A SUDAN.. SUDENE... O DER .. DNER E AS CONSTRUTORAS DO PIAUI E MARANHÃO TANTOS NOMES QUE DEU TRABALJHHO NO FORUM DE SÃO LUIS... MAS CADA UMA SABIA SEU TRABALHO... E O PQ? POSSO NÃO RECEBER MINHA HERANÇA... MAS ME DOU POR SATESFEITA!!! DE TE VER TÃO SEM AMIGOS... TÃO HUMILHADO !!!E FRAGELIZADO DIANTE DO TEU PODERIU... NÃO TENS SUDITOS... QUE PENA QUE VC COMPROU TERRA EM PORTUGAL EM CINTRA...O MARIDO DA MULHER MORREU ANTES... E VC NÃO RECEBEU... ASSIM DIZEM !!!SENADOR... SEU CASTELO ... É SO SETE PALMO...IGUALZINHO AOS OUTROS.. PRA Q? TANTO, SENADOR!!! SE SUA FAMILIA É TÃO PEQUENA.. O PODER MECHE COM O CARATER DAS PESSOAS...DE TAL MANEIRA QUE ANULA TUDO E TUDO É SEU SENADOR......TUDO!!! TUDO!!! NO BRASILLLLLLLL RSSSSSSSSS

    ResponderExcluir
  5. VELHA , NÃO ESTÁ NO SEU BAÚ O DESTINTO MAGNO BACELAR DERETOR DA DEFUSORA ACHO, NA ÉPOCA ...DA SUDENE ... A CURVA MATA DO BOI O QUE ELE FEZ COM OS PROJETOS EMPLANTADPOS LÁ O QUE EU SEI A FAZENDA DELE FICAVA EM OUTRA ÁREA... MAS O PROJETO DA SUDENE FICOU NA CURVA ...ELE ESTA APOSENTADO...VC SABE DELE ERA DAS ORGANIIZAÇOES DO GOVERNO...ATE DEPUTADO FOI...

    ResponderExcluir
  6. que povo sujo. a sarneyzada, ainda tem coragem de correr atrás do povo, pedindo voto.. xou sarney... vai pagar teus impostos, agora que as prefeituras do imterior.... não paga mais tuas conceçoes ... 300.000. não é brenquedo não.. fora sarney....foraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir
  7. sobre o velho geraldo catingueiro. homem de fibra.o espolio dele, pode virar historia... ultimo coronel pantentiado do maranhão... que as falssificaçoes estão em seus bens....Que MARANHÃO QUE VIVEMOS ESCRAVIZADOS....FORAA GRUPO DE FALSSARIOS... O MARANHÃO É DO POVO. COMO VEM ESSE GRUPO QUE É UM SÓ ... PEDIR VOTOS...NAS CIDADES VIZINHAS.... ONDE O POVO É ESCRAVIZADO POR ANBANDONO E DESCASO NA SAÚDE PÚBLICA. QUE SÓ PODE FUCIONAR NOS HOSPITAIS DA REDE A QUEM OS FALSSARIOS PERTENCE... OUTROS HOSPITAIS É FECHADOS ... O POVO NÃO SENTIU!!! AGORA SE VER PRESIONADOS...E JOGADOS AO DESCASO DA PROPRIA SORTE.

    ResponderExcluir
  8. vejo correria em todos setores estrada . saúde ... será que dá pra acreditar...povo é esquecido... o que é noticia a empressa registra ... mas as açoes pra sair do papel... é que são elas.. muito infeite sem serpertina neste carnaval que não acaba nunca!!! no maranhão... onde tudo acaba em festa...tb a cerveja é nossa. rs. tudo é nosso ...tudo!!! tudo!!! fui velha ... bom final de semana.

    ResponderExcluir
  9. REALMENTE ESTA TUDO ERRADO NESTE MA. DE SENADOR SARNEY.

    ResponderExcluir
  10. pior q a refinarias (...)so trata de milhões, bilhões... mas, quem vai prestar serviços o povo de estreito revoltado os moradores antigos ...pior ainda. sem ssossego e sem trabalho...as prestadoras e fucionarios( já são dos grupos...) e ai o prejuizo a longo prazo... é do sofrido maranhão !!!!da enganação o povo se alegra com o pouco, acostumaram a ser escravos do poderio... que so determina projetos que beneficiam os seus laranjas e os empresarios que vendem o seu produto
    e q aceita sua castilha... não terá jeito este maranhão...sra velha debaixo da cama .. ta na hora de pularmos em cima da cama e dezer fora ... fora canbada do q não faz nada...

    ResponderExcluir