PARA REFLETIR

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

O QUE ESTÁ ATRÁS DO MOVIMENTO #FORASARNEY? O POVO, EXCLUSIVAMENTE


PROTESTOS PELO PAÍS PEDEM SAÍDA DE JOSÉ SARNEY
DA PRESIDÊNCIA DO SENADO

Foram realizados atos 'Fora Sarney' em diversas capitais.
Senador do PMDB de Amapá enfrenta diversas denúncias.

Do G1, em São Paulo



Protestos pela saída de José Sarney (PMDB-AP) da Presidência do Senado foram realizadas em diversas capitais do país neste sábado (15).

As ações foram combinadas pela internet, pelo site 'Fora Sarney', e pelo Twitter. Protestos foram convocados em pelo menos 13 capitais: São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Fortaleza (CE), Florianópolis (SC), Curitiba (PR), Goiânia (GO), Belém (PA), Vitória (ES), Salvador (BA), Recife (PE) e Porto Alegre (RS).

O senador enfrenta diversas denúncias há cerca de dois meses, no entanto, todas as 11 representações que chegaram ao Conselho de Ética do Senado foram arquivadas - saiba mais.

Protesto realizado na praia de Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro, contra o presidente do Senado (Foto: Marcos de Paula/Agência Estado)

Ato realizado na avenida Paulista, em São Paulo (Foto: Nelson Antoine / Foto Arena / Agência Estado)

Protesto realizado pelas ruas da capital pernambucana, Recife, neste sábado (Foto: W. Correia Neto / Agência Estado)

Jovens durante ato contrsa Sarney realizado na Praça 7 de Belo Horizonte,capital mineira (Foto:Bruno Figueiredo/O Tempo/Agência Estado)

Cachorro durante prostesto no Centro Cívico de Curitiba, capital paranaense, neste sábado (Foto: Rodolfo Buhrer / Agência Estado)


MINHA OPINIÃO:

Quero logo expressar o orgulho que sinto em postar essa notícia - que não deveria estar em letras cinzas, pois não tem nada de nebulosa, mas, como ainda estamos no início de uma caminhada, deixa o cinza mesmo!

O principal do movimento que devemos destacar fortemente é que o mesmo se deu de forma completamente INDEPENDENTE. Não hoouve a participação de qualquer grupo político ou social organizado, ou seja, FOI UM MOVIMENTO LITERALMENTE POPULAR!

Me sinto participante ativa do movimento #FORASARNEY, pois desde seu início tenho interagido através deste blog ou do twitter.

Mas tenho um motivo de tristeza: Não posso participar pessoalmente do movimento. Me senti impotente por não ter podido fazer parte da manifestação de sábado em São Luís - MA.

Pois é, aqui ainda vivemos numa época tenebrosa, onde não podemos mostrar nossa cara para não sofrermos algum tipo de retaliação.

Por ser mãe de família e precisar cuidar dos meus, prefiro me resguardar. Pelo menos por hora, mas não nego que a sensação de impotência toma conta de mim, e sábado tive a prova de que, mais que nunca, tenho que lutar para mudar o país: quer através da reforma política, quer pela mudança da mentalidade da população.

Aproveitei esta notícia para expor um pouco da minha situação - implícita, encoberta -, mas que não abafa minha indignação. E, dentro dos meus limites farei o impossível para fazer a diferença.

Atrás desse computador existe uma cidadã brasileira, maranhense, que paga seus impostos e exige respeito, como milhões de outros.

FIQUE DE OLHO!!!

3 comentários:

  1. Companheira não fique triste! Assim como você existem várias pessoas que não podem se manifestar publicamente. Pelo menos sabemos que você luta da maneira que pode no momento. E o importante são os seus ideais, isso jamais poderão tirar de você. Fico feliz pela atitude da população maranhense e brasileira por terem se manifestado ante a todas atrocidades que acontecem na política de país! As lutas ainda serão grandes mas se conseguirmos um mínimo de dignidade que for seremos cidadãos mais felizes!
    abraços!

    ResponderExcluir
  2. Povo levado pela imprensa a acreditar que o senador é culpado sem ao menos ser julgado! É o povo ou a imprensa que protesta?

    ResponderExcluir
  3. É... a culpa é do 'povinho-bunda' mesmo... ora levado pela imprensa a votar, ora levado a protestar... enquanto o Senado vai empurrando-com-a-barriga mais uma sem-vergonhice... subestimando a capacidade deste mesmo 'povinho-bunda'! Ai-ai... acorda Alex!

    ResponderExcluir