PARA REFLETIR

quinta-feira, 30 de julho de 2009

FORA SARNEY É POUCO. ESTAMOS DIANTE DE UM CAOS POLÍTICO EM UM PAÍS DESGOVERNADO. COMO REAGIR?



FORA SARNEY É POUCO

Por CLÓVIS ROSSI (crossi@uol.com.br)
São Paulo, quinta-feira, 25 de junho de 2009

FRANKFURT - Atos secretos, funcionários secretos, secretamente contratados e demitidos e, agora, uma conta secreta, como se houvesse um Senado do "b" funcionando ali no Planalto Central.

Anteontem, enquanto escrevia um texto sobre os escândalos envolvendo o primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi, trombei com um comentário de Edmondo Berselli, do jornal "La Repubblica", que falava em "prostituição do regime".

Pensei: bom, no Brasil ainda não chegamos a tanto. Mas, no caso do Senado, talvez já seja a hora de repensar. O descontrole foi longe demais. Ou melhor, o que já se sabe sobre a Casa foi longe demais, mas, pelo andar da carruagem, ainda pode-se chegar bem mais longe.

E, convenhamos, o movimento "fora Sarney", que se esboça no próprio Senado e, com muito mais força, em setores da opinião pública, não é a solução. A rigor, se Sarney deixar a presidência, pode até saciar a sede de sangue de parte do público, mas acabará sendo apenas o bode que se tira da sala.

O problema do Senado vai muito, muito, muito além de Sarney. Envolve todas as Mesas Diretoras dos últimos muitos anos e, ao menos indiretamente, envolve todos os senadores que as elegeram -o que significa que devem sobrar dois ou três, se tanto, não maculados, seja por ação, seja por omissão.

A única maneira de enfrentar o escândalo é chamar a Polícia Federal e o Ministério Público para fazer uma varredura completa nesse aparelho clandestino que apenas por inércia chamamos de Senado. Ah, é bom lembrar, como fez ontem Fernando Rodrigues, que a Câmara não é muito melhor, não.

Não me venham, por favor, com violação da Constituição, respeito a um outro poder, etc. O Senado caiu na clandestinidade.

Clandestinos, ainda mais quando fazem trambiques com dinheiro público, são alvo da polícia necessariamente.




MINHA OPINIÃO:

Guardei esse texto por 1 mês esperando o momento certo para comentar, porém percebi que não existe o momento certo, pois o texto nos traz uma prática antiga e ultrapassada, porém bastante utilizada em nosso país. Logo, ele pode ser apresentado a qualquer momento.

O que tenho visto na mídia e internet é uma devassa na família Sarney (e não estou reclamando disto, só eu sei como os maranhenses esperavam por isso), porém não podemos esquecer que o problema não é "O Sarney", mas o sistema político brasileiro ter permitido que ele se perpetuasse no poder.

Não acho válido o protesto generalizado, no melhor estilo "atirando pra todo lado". Não sei você, mas não sou ingênua em acreditar que toda a imprensa que hoje ataca Senador José Sarney só esteja interessada na verdade. Somos um país capitalista e tudo tem seu preço - até a mastercard -, então, como cidadã e eleitora, não posso me deixar levar pelas informações muitas vezes parciais que me bombardeiam diariamente. Acredito que devemos separar o joio do trigo, na minha concepção isso é ter consciência política.

Não podemos achar que “POLÍTICO É TUDO CORRUPTO” e que é preciso “PROTESTAR JÁ”. Como vi no blog de Mary W, que trata de assuntos bem mais amenos: isso é "nível Homer Simpson de politização".

Acho que devemos “PROTESTAR JÁ” sim, mas devemos saber contra o quê, contra quem. Não podemos protestar contra “tudo que está aí”, ou contra qualquer coisa que nos der na telha!

Posso ter parecido contraditória com esta opinão, mas admito que, depois de tanto me informar e atualizar meus conhecimentos, concluí que precisamos acima de tudo ter foco e objetivo.

Não adianta devassar a vida de um político e sua família, precisamos mudar com a ferramenta que temos: o voto. E aqui vale postar uma frase de Abraham Lincoln: "Um boletim de voto tem mais força que um tiro de espingarda".

FIQUE DE OLHO!!!

2 comentários:

  1. Olá

    Interessante seu ponto de vista, pois penso exatamente que a questão pode ser mais o poder do VOTO, a quem destinamos, porém o povo brasileiro não tem o costume de "estudar e conhecer seus candidatos" á fundo para ter seu voto certo em sua concepção e conhecimento. O povo não quer se preocupar com quem ele vai votar, apenas quer saber de exercer a função de cidadão e exerce MAL, pois isso acarreta tudo isso que vemos hoje no jornal, não só acontecendo no Senado, mas sim em todos os lugares e políticos, seje Vereador, Prefeito, Deputados, Senadores e Presidentes. A situação está totalmente FORA de controle, mas para reverter esse quadro da política que temos hoje, eu acredito SIM que devíamos ter um meio de conscientizar toda a população sobre a política e seus candidatos. Hoje muitos não querem saber disso, pois é mais fácil reunir uma grande quantidade de pessoas para ir ao estádio ver futebol, do que se reunir para PROTESTOS. O brasileiro vive cheio de desculpas para não comparecer aos protestos. então me responda. Como poderíamos conscientizar as pessoas da importância destes PROTESTOS E MANIFESTAÇÕES contra o sistema político existente no nosso país????

    Aguardo seu retorno....


    Parabéns pelo Blog!!
    Pedro Duarte
    BLOG: http://pensamentosblogados.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. aki na bahia ñ foi tão diferente da situação do maranhão. Certa vez, o "finado" ACM disse q a Bahia era ELE! q coisa.. e o povo?
    fiz um post sobre o movimento Fora Sarney em meu blog a uns dias atras, espero q leia e deixe sua opinião..
    ate mais!

    ResponderExcluir