PARA REFLETIR

sexta-feira, 17 de julho de 2009

CASTELO DE CARTAS. SERÁ QUE ESTAMOS NO COMEÇO DO FIM DE UMA OLIGARQUIA?


POLÍCIA FEDERAL INDICIA NORA DE SARNEY

Cruzeiro On Line

Acusada de lavagem de dinheiro e falsidade ideológica, entre outros crimes, a empresária Teresa Murad, nora do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), foi indiciada nesta 5ª feira (16) pela Polícia Federal no inquérito da Operação Boi Barrica. Mulher do empresário Fernando Sarney, filho do senador e responsável pelos negócios da família no Maranhão, Teresa figura junto com a filha, Ana Clara, como sócia das empresas do grupo, investigadas por suspeita de transações financeiras ilegais no Estado.

No dia anterior, Fernando já havia sido indiciado pelos mesmos crimes e mais formação de quadrilha e comando de direção financeira irregular. O depoimento de Teresa durou mais de duas horas e seu teor não foi divulgado, mas Teresa teria entrado em contradições em vários momentos. A investigação foi desencadeada a partir de um saque de R$ 2 milhões em espécie que Fernando teria feito em 2006.

Interceptações telefônicas com autorização judicial e documentos apreendidos pela polícia mostram que o dinheiro seria para financiamento da campanha de Roseana Sarney ao governo estadual. Os dois negam as acusações. Roseana perdeu a eleição, mas assumiu o cargo há cinco meses com a cassação do mandato do governador eleito, Jackson Lago (PDT), pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Por enquanto, segundo a PF, a governadora ainda não figura no rol de investigados, que já somam 13 pessoas. Além de Fernando, a PF indiciou até agora outras três pessoas acusadas de ligação com as empresas e as irregularidades. São elas Walfredo Dantas (falsidade ideológica, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro), Marcelo Aragão (falsidade ideológica, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro) e Thucidides Frota (falsidade ideológica e formação de quadrilha).

A PF abriu cinco inquéritos para investigar as irregularidades atribuídas à amília Sarney no Maranhão, tendo Fernando como cabeça do esquema. Os mais avançados são os que envolvem os negócios das empresas dirigidas por Fernando e a mulher. Uma delas, a São Luís Factoring e Fomento Mercantil, está na origem da operação. O filho de Sarney é apontado nas investigações como chefe de um esquema montado para desviar dinheiro e manipular licitações, por meio do tráfico de influência.

As investigações começaram em fevereiro de 2007 a partir de um relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras do Ministério da Fazenda (Coaf), que acusou no software das "movimentações atípicas" o saque de R$ 2 milhões feito por Fernando. No mesmo período, o Coaf também alertou para transações envolvendo uma factoring do grupo, cujo endereço é o mesmo do organização Mirante, que integra o complexo de comunicação do clã Sarney. (AE)




MINHA OPINIÃO:


O castelo está desmoronando... Afinal parece mais um castelo de cartas de baralho, não é? Bem ao estilo de um dos vícios de um (ou mais) integrante da família.


E pensar que perdemos o Governador eleito pelo povo para deixarmos assumir a candidata que também é acusada de cometer os mesmos crimes... Que revolta! Não tenho mais o que comentar hoje, mas amanhã eu volto!

FIQUE DE OLHO!!!




2 comentários:

  1. Bom dia, prazer em conhecê-la.

    Ajude-nos a divulgar a petição online "Fora Sarney".

    Exemplo de post: http://alertabrasil.blogspot.com/2009/07/assinem-e-repassem-aos-amigos.html

    Endereço da petição:http://www.petitiononline.com/gosarney/petition.html

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. O que realmente me impressiona é que nada disso é novidade pra nós do Maranhão... conduta tão típica dos políticos locais, que deixou de ser 'vergonha alheia' para ser 'mas todo mundo faz...' - aguardo o desfecho desta novelinha-sambada.
    Será?

    ResponderExcluir