PARA REFLETIR

sexta-feira, 12 de junho de 2009

RESUMO DOS ÚLTIMOS FATOS OCORRIDOS EM BRASILIA. VERDADE OU ILUSÃO?


O CASAMENTO DA FILHA DE AGACIEL REUNIU FIGURÕES DA NOSSA POLÍTICA

Folha de São Paulo


No Senado, a convivência costuma levar à cumplicidade. Que acaba por forjar indissolúveis amizades. O senador José Sarney e o servidor Agaciel Maia cultivam um desses relacionamentos fraternais. Na noite desta quarta (10), Sarney ofereceu a Agaciel uma demonstração do apreço que nutre por ele. O presidente do Senado foi à cerimônia de casamento de Rodrigo Cruz com Mayanna Maia, filha de Agaciel e de Sânzia Maia. Sarney foi padrinho da noiva.

Por uma dessas ironias que só o destino sabe tricotar, Sarney inaugurara a quarta-feira distribuindo explicações no Senado. Vira-se envolvido numa notícia levada às páginas pelos repórteres Leandro Colon e Rosa Costa. A reportagem informara que, sob a direção-geral de Agaciel Maia, o Senado editara algo como 300 atos administrativos secretos.

Documentos redigidos para prover cargos e reajustes salariais a amigos e parentes de senadores e de servidores graduados do Senado. Entre os beneficiários estava um neto de Sarney. Chama-se João Fernando Michels Gonçalves Sarney. Trabalhara à sombra no gabinete do maranhense Epitácio Cafeteira.

Em entrevista, Sarney disse que o caso dos atos secretos veio à luz justamente porque o primeiro-secretário Heráclito Fortes nomeara comissão para corrigir o malfeito. Disse que o Neto, já exonerado, não fora acomodado na folha salarial do Senado a seu pedido. O senador Cafeteira agira por conta própria.


Renan Calheiros, outro senador que nutre por Agaciel uma cúmplice amizade, também foi ao casamento da filha dos Maia. Ex-presidente do Senado, Renan frequentara também ele, a lista de convidados ao privilégio das nomeações secretas. Valera-se do expediente dos atos sigilosos para empregar na ex-diretoria-geral de Agaciel uma ex-prefeita do município alagoano de Murici, Marlene Galdino.

Outro político a dar as caras no casamento que movimentou a noite da Capital foi o ministro Edson Lobão (Minas e Energia). Conhece Agaciel Maia de priscas eras. Antes de tornar-se diretor-geral, Agaciel dirigira a gráfica do Senado. Nessa ocasião, permitira que as prensas do Senado rodassem peças de campanha eleitoral de quatro políticos: Humberto Lucena, já morto, e três expoentes do grupo de Sarney: Roseana Sarney, Edison Lobão e Alexandre Costa.

No último mês de março, depois de um mandarinato de 14 anos, Agaciel foi afastado da direção-geral. Sarney viu-se compelido a exonerá-lo após se descobrir que o pupilo ocultara a posse de mansão de R$ 5 milhões sob o nome do irmão, o deputado João Maia (PR-RN). Num instante em que o Senado está imerso em crise moral, a festa de casamento da filha de Agaciel desce à crônica social como evidência de que nem tudo está perdido.

Sobrevive em Brasília ao menos um valor essencial à vida. Continuam sólidas as amizades.


MINHA OPINIÃO:

RESUMO DOS ÚLTIMOS FATOS OCORRIDOS EM BRASILIA. VERDADE OU ILUSÃO?


Que loucura... Acabei de escrever sobre o fato da presença do Senador José Sarney no casamento da filha do ex-diretor do Senado, e me deparo com mais essas novidades... Então mantenho o meu pensamento, porém mais fortificado.

Sobre o Presidente do Senado eu não tenho mais o que falar... Cansei... (por hora). Mas eu fico vendo esses outros nomes ressurgindo na mídia e percebo que eles nunca saíram do Poder, nem sairão...

No final você percebe que é uma teia de aranha em que todos têm telhado de vidro e ai de quem atire a primeira pedra! Pobre de nós que dependemos destas figuras para legislar e comandar nossas vidas.

A Velha aqui tá chocada e vai dormir. Por hoje é só, "tudo dito, nada feito, fito e deito".



FIQUE DE OLHO!!!

3 comentários:

  1. Esse teto em forma de teia nos leva a imaginar que Sarney tá empoeirado e com teias de aranhas...

    ResponderExcluir
  2. Ricardo... acho que você está equivocado, Sarney é uma criatura vil mas extremamente perigosa, creio que seja a teia de aranha para ludibriar, prender os inimigos, também podeser a teia que sustenta "rabos presos", vejo algo de muito malígno nesta teia, muitos sucumbiram nela, não a desprezemos...

    ResponderExcluir
  3. Augusto, o Sarney é um morto vivo, jurássico, empoeirado, porém perigosíssimo!!!

    ResponderExcluir