PARA REFLETIR

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

SARNEY NÃO É O DONO DO PALANQUE DE DILMA NO MARANHÃO


Dilma, Jackson, Roseana e o Maranhão


Transcrevo aqui, para conhecimento de todos, um trecho da matéria do jornal O Globo sobre o encontro entre Dilma Roussef e a direção do PDT, ontem. Trata-se do caso do Maranhão. Lá, como se sabe, existem implicações eleitorais sérias criadas pelo apoio dado por José Sarney.

Afora a questão de “lista de exigências” – não se começa conversas civilizadas assim – , o registro está feito com absoluta correção, pelo que o reproduzo abaixo.

(..)A principal reivindicação dos pedetistas foi que Dilma suba ao palanque de Jackson Lago, ex-governador do Maranhão que foi cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por abuso de poder econômico nas eleições de 2006. Lago é inimigo político da família Sarney.

No almoço, que ocorreu na residência da ministra, ficou acertado que Dilma terá palanque duplo no Maranhão: o de Lago e o da governadora Roseana Sarney (PMDB), que assumiu o governo após a cassação do ex-governador. Dilma afirmou que isso não seria problema, e lembrou que Lago foi seu companheiro de PDT.

– O partido disse que não poderia ficar desmoralizado no Maranhão. A ministra Dilma disse que não teria dificuldade nesse ponto, e assumiu o compromisso de subir no palanque de Jackson Lago – informou o deputado Brizola Neto (PDT-RJ).

No Maranhão, o PT deverá fechar apoio à governadora Roseana Sarney (PMDB), mas o PDT não quer Dilma só no palanque da peemedebista. Os pedetistas lançarão o ex-governador Jackson Lago, que, cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), deu lugar à Roseana. “Se a ministra subir no palanque da Roseana, vai ter que subir no nosso também”,sublinhou Dagoberto Nogueira (MS), líder do PDT na Câmara. “A governadora golpista não pode ter tratamento privilegiado”, afirmou o deputado Brizola Neto (PDT-RJ), que também esteve no almoço.

A reunião em Brasília serviu para formalizar o apoio do PDT a Dilma e traçar um cenário dos 27 estados. O Paraná e o Maranhão são as duas principais apostas do PDT.



PALAVRA DA VELHA:


Transcrevi acima trechos do texto publicado no blog do Brizola Neto para mostrar a quantas andam as negociações e conchavos políticos para 2010 que nos afeta diretamente.

Como todos os maranhenses sabem o cenário político aqui é bem diferenciado dos demais estados. Aqui Lula tem um grande imbróglio que pode tumultuar a tão midiática campanha da Ministra Dilma Roussef .

Só no Maranhão (ainda curral dos Sarney, não pela vontade do povo, mas pelo poder de barganha) o Presidente se vê numa situação que chega a ser vexatória: como deixar de apoiar o Governador Jackson Lago, líder da oposição ao coronelismo que Lula tanto condenava, para apoiar a filha do Coronel responsável pela devastação do Estado do Maranhão?

Bem, fazer isso na política é fácil e já vimos o Presidente faze-lo em 2006, ao vir ao Maranhão fazer um comício desesperado no final do 2º turno na vã tentativa de mudar o cenário daquela eleição. Vã tentativa...

Agora o cenário é outro: o Presidente Lula, que detém de carisma e popularidade intranferíveis, não é o candidato, e assim não sendo ele tem que buscar voto, e quanto a voto o Maranhão já provou que não está mais no cabresto. Agora nos resta assistir os próximos capítulos e nos indagar: Será que em 2010 Lula subirá ao palanque de Roseana Sarney com a mesma desenvoltura que o fez em 2006? É esperar para ver...

FIQUE DE OLHO!

3 comentários:

  1. Com ou sem Lula e Dilma, Roseana tem condições de vencer as eleições. As pesquisas de intenções de votos comprovam isso.

    ResponderExcluir
  2. Acho muito estranha essa história de palanque duplo. Pra mim o presidente tem que escolher um lado. E se ele sabe o que é bom para o Maranhão vai ficar do lado de Roseana.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia,

    seu blog é muito rico,continue assim...

    amigo,qual é a realidade do movimento estudantil?

    Atualmente a juventude, principalmente a classe estudantil estar muito a mercê da política partidária, um exemplo disso é movimento estudantil (Movimento que tem grande porcentagem de jovens), a cada dia a partidarização toma conta desse movimento, prova disto é o crescimento da militância partidária no Brasil.
    A militância partidária na diretoria de entidades representativas enfraquece o Movimento Estudantil, desmonta a base motora do mesmo e desvia o foco de atenção dos estudantes de suas causas e necessidades, centralizando a discussão em problemas e causas partidárias.
    Defendo que a militância partidária é saudável, desde que feita fora do Movimento Estudantil. O verdadeiro Movimento Estudantil existe quando estudantes fazem políticas para estudantes e atendem aos interesses da classe estudantil, não aos interesses dos partidos a que são filiados.
    Os partidos quando se envolvem acabam transformando os movimentos estudantis em cobaias e palanques eleitorais, influenciando e alterando radicalmente agenda do movimento.

    Você acha que o movimento estudantil pode ou não estar envolvido com a política partidária?

    acesse e me responda:

    http://marcosleitte.blogspot.com

    ah!Entre em contato para que possamos fechar uma parceria!

    MARCOS LEITE.

    marcosfariasleite@hotmail.com

    http://marcosleitte.blogspot.com

    ResponderExcluir