PARA REFLETIR

terça-feira, 27 de outubro de 2009

LANÇAMENTO DO LIVRO HONORÁVEIS BANDIDOS NO MARANHÃO - APESAR DO BOICOTE, O MARANHENSE TERÁ ACESSO AO LIVRO

Passados mais de trinta dias do lançamento nacional do livro "Honoráveis Bandidos - Um Retrato do Brasil na Era Sarney" de Palmério Dória, o Maranhão enfim terá acesso a ele. Exatamente. Até hoje as livrarias do Maranhão não têm este livro para venda.

Mas agora teremos um lançamento digno de um povo oprimido. Foram realizadas reuniões e conversas para trazer ao nosso estado o autor do livro para, enfim, colocar o livro à disposição do maranhense.

O lançamento será dia 04 de novembro de 2009 no Sindicato dos Bancários em São Luís - MA.

Segundo pesquisa no Google, até as 15:00 de domingo, dia 25 de outubro de 2009, já tinha registrado mais de sete mil referências ao livro "Honoráveis Bandidos" e ao lançamento do livro em São Luís, na mídia brasileira.

Na revista Veja desta semana, "Honoráveis Bandidos" aparece novamente em 7° lugar entre os livros de não ficção mais vendidos do país; na lista publicada ontem pela revista Época, "Honoráveis Bandidos" está m 6° lugar; e nas listas publicadas pelos jornais O Estado de São Paulo e Folha de São Paulo, "Honoráveis Bandidos" está em 7° lugar.

É um absoluto sucesso de vendas em todo o Brasil, apesar da azia que dá no estômago do Pergentino Holanda (colunista social exclusivo dos Sarney e - pasmem - cotado a candidato ao Senado pela família) que ainda teve a coragem de dizer na sua coluna de domingo em "O Estado do Maranhão" que o livro é um fracasso de vendas.

Aqui no Maranhão, mais precisamente em São Luís, "Honoráveis Bandidos" já está sendo vendido em algumas bancas de jornal e nas livrarias A Escolha de Sofia, no Monte Castelo, em frente ao CEFET, e na Livraria Atenas, na esquina da Rua do Sol, com Rua Treze de Maio, a 20 metros do Sindicato dos Bancários.

Em Imperatriz, segunda maior cidade do estado, a Livraria Atenas está vendendo todos os exemplares de "Honoráveis Bandidos" colocados à venda no stand montado na feira do Livro de Imperatriz.

E a crise para o lado do ex-presidente Sarney só faz aumentar. Os jornais de todo o país deram grande destaque hoje para a decisão do Conselho de Administração da Fundação Jose Sarney de fechar a fundação por falta (sic) de patrocínio. As matérias ainda noticiaram de que Sarney não teria concordado com a decisão.

Então é isso caros leitores, o Maranhão continua tentando se desvencilhar das garras da família Sarney e, aos poucos, vamos conseguindo.

FIQUE DE OLHO!!!

sábado, 24 de outubro de 2009

COM O CHAPÉU ALHEIO - PRÁTICA COMUM ENTRE OS SARNEY. O POVO AINDA ACREDITA QUE ELES FAZEM ALGO POR NÓS. SERÁ?


Assim que a família Sarney governa. Depois de tomar o governo das mãos do Governador Jackson Lago (eleito pela maioria de votos) a Governadora "Extraordinária e Biônica" Roseana Sarney aproveita para colher o que o Governo Jackson Lago plantou.

Literalmente Roseana, que mal tem despachado em seu gabinete, que fica em sua própria residência, apresenta soluções imediatas para todos os problemas do Estado. Como assim? Ela simplesmente aproveita todos os projetos implantados pela gestão anterior e coloca na mídia o resultado de dois anos e quatro meses de governo legítimo, como se fosse seu. Em outras palavras ela surrupia o trabalho do outro para levar o crédito (essa prática tem uma denominação que podemos achar facilmente no dicionário ou no Código Penal, mas eles estão acima desses códigos, não é?)

E não custa lembrar: o pai foi eleito governador com a promessa de trazer o progresso para o Maranhão. E o que vemos até hoje é que ele fez o impossível para o Maranhão não saber o que significa progresso.

Prova disso é o que lemos do texto abaixo que só apresenta alguns exemplos da prática mais comum dos Sarney fazer política.


"A semana que se aproxima será um festival para o Governo do Estado. A estrela de Roseana Sarney vai brilhar.

A governadora vai entregar 300 viaturas para a Polícia Civil e Polícia Militar para o combate ao crime. Ponto para Roseana Sarney! Viva a governadora!

Mas não custa nada lembrar que as viaturas foram conseguidas através de convênio como Governo Federal por gestões da ex-secretária Eurídice Vidigal.

Aliás, é bom recordar que as viaturas estavam no pátio do Comando da Políticia Militar, enquanto era feito a remoção do slogan do governo de Jackson Lago para substituir pelo de Roseana Sarney. E demorou.

É provável que ainda na semana que vem a governadora entregue ao GTA um helicóptero moderno, com capacidade para 12 pessoas. Viva Roseana Sarney!

Aliás, não faz mal algum lembrar que a possante aeronave foi conseguida através de convênio com o Ministério da Justiça, ainda na gestão de Eurídice Vidigal.

O que se espera é que o novo helicóptero não sirva para uso pessoal e muito menos para as matérias com visão aérea feitas pela TV Mirante.

Ou quem sabe, nada recomendável, o helicóptero acabe sendo usado na campanha eleitoral. E faz de conta que o TRE e muito menos o Ministério Público não tenham visto nada.

A semana se aproxima. O governo investe forte na mídia. Liga a televisão e lá está a propaganda anunciando que o governo de Roseana trouxe para o Maranhão a Refinaria Premium, duas siderúrgicas para Açailândia, a fábrica de celulose Suzano, a MPX para São Luís e outros empreendimentos.

Devo estar sonhando. Há alguns meses esses mesmos empreendimentos foram anunciados pelo então governador Jackson Lago.

Os mesmos empresários estiveram aqui informando a instalação de seus empreendimentos. O ministro Edison Lobão fez festa, com a presença de Jackson Lago, anunciando a instalação da Refinaria Premium.

Pouco importa quem trouxe esta ou aquela empresa. O importante é que sejam realmente instaladas e que possam oferecer empregos e renda."


FIQUE DE OLHO!!!

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

"O BANQUETE EXECRÁVEL" - RETRATO DO MAR DE LAMA EM QUE SE TRANSFORMOU TUDO EM QUE OS SARNEY TOCAM. VOCÊ CONCORDA?

Hoje resolvi postar o texto O BANQUETE EXECRÁVEL, do maranhense César Teixeira, que tão bem define a realidade do nosso povo e do nosso mais "execrável" conterrâneo.

Só hoje o Brasil tem o real conhecimento do que o Senador José Sarney é capaz de fazer para conseguir seu intento. Então, "deleite-se" com o texto abaixo e disseminem-o para que mais pessoas conheçam um pouco mais os tentáculos do Presidente do Senado Brasileiro e de quem o cerca.

O BANQUETE EXECRÁVEL

"Entre restos de pizza jogados no balcão imundo, um grupo de parlamentares se diverte tirando da cartola novas manobras políticas, enquanto José Sarney, o Reincidente, suspira com uma pitada de Pré-Sal no caldo de sarnambi, quem sabe já degustando vantagens para as extensas áreas que adquiriu ilegalmente em Santo Amaro, nos Lençóis Maranhenses, visando à exploração de gás.

Imóvel, sobre o freezer abarrotado de vísceras, a estátua decapitada da Justiça sente o peso da solidão e da indiferença.

Crentes de que não será a sua última ceia, os convivas devoram com avidez as costelas indigentes da ética e do decoro, lambendo o sangue nos dedos coalhados de anéis. Vomitam uns nos outros como cães hidrófobos, soltando arrotos e peidos estridentes. Apesar do cheiro quase sólido de enxofre no ar, salvaram-se as regalias, como os saques indenizatórios ao tesouro público para despesas secretas de tapioquinhas, ou linhas aéreas para os paraísos da impunidade.

Novas denúncias certamente irão surgir, mas servirão apenas de aperitivo para a larica incontrolável dos canibais engravatados.

O Congresso Nacional, este sim, é que pode ser chamado de Zona do Baixo Meretrício, onde as receitas pirateadas do Kama-Sutra contra os interesses nacionais e a ordem constitucional do País superam as páginas rasgadas da Carta Magna brasileira, que entulham as latrinas do Senado. No Plenário, as sessões legislativas tornaram-se animados stripteases de lama, gincana execrável entre gigolôs do patrimônio público. Os cabarés da Rua 28 de Julho e da Rua da Palma eram muito mais respeitáveis.

Em Brasília a classe política sofre de bulimia crônica. De modo geral, política e jantar de negócios em mansão não declarada são a mesma coisa. Come-se e bebe-se gratuitamente, sem bater cartão ou pagar aluguel. Ordinariamente, todos decoram seus papéis: coronéis de merda, mordomos secretos, lobistas aloprados, office-boys midiáticos, cangaceiros de terceira categoria, arapongas etc. Nos bastidores, juízes de papel machê.

O mais reles papel, entretanto, cabe ao presidente Lula, espécie de czar naturalista especializado em mimar camaleões de bigode, que, para justificar o injustificável, enterra o PT em cova rasa, poupando velas de sete dias para o mausoléu do Convento das Mercês, um museu republicano financiado com recursos de empresas estatais.

Assim, sobre o balcão imundo, renovam-se alianças e casamentos políticos, não sem antes, por conveniência sentimental ou compadrio, empurrar as picuinhas retemperadas pela mídia para debaixo do tapete – com ou sem as sobras cirúrgicas de Dilma Roussef.

De olho nas próximas eleições, os senadores puxam lenços solenes com os quais enxugam uns nos rostos dos outros o desperdício de bílis e caviar. Inspirados, como se fosse o vernissage do quadro de miséria que atinge 33,6 milhões brasileiros, retocam a pintura do bigode de José Sarney, o Compulsivo.

Homem incomum por ser esculpido em lodo – o lodo petrificado de uma biografia mergulhada em fraudes e golpes sujos –, o senador do Amapá sabe que ainda tem os holofotes voltados para si, e tirará proveito disso, embora com tremor nas mãos. Fato que tem levado alguns jornalistas a afirmarem ser essa a causa dos seus desarranjos lexicais. Mero imbróglio acadêmico a ser engavetado. É mais frutífero imaginar James Parkinson tentando psicografar alguma bobagem para a Folha de S. Paulo.

Não obstante, durante o banquete que atravessará as eleições de 2010 tudo será permitido, inclusive enfiar o dedo na garganta para vomitar outra vez o que já foi deglutido, e repetir tudo de novo, deixando a conta para o povo brasileiro digerir.

São aberrações políticas iguais a Renan Calheiros, Collor de Mello, e José Sarney, o Dissimulado, que ainda insistem em perpetuar-se no poder para gerir o destino dos cidadãos de bem. Por essas e outras é que dizem que o cavalo Incitatus, nomeado senador por Calígula, teria sido mais ético, pois nunca atentou contra o decoro parlamentar em Roma.

Enquanto houver pizzas no forno e leis que possam ser transgredidas, eles ficarão lá como parasitas para sucatear a democracia, jurando de pés juntos nada saber de nepotismo, desvio de verbas públicas, falsidade ideológica, caixa dois, tráfico de influência e outros crimes manjados. Até que sejam guilhotinados pelos votos da indignação.

Infelizmente, esses mortos-vivos de jaquetões Armani lambrecados de Booster, já deixaram as impressões digitais no erário público, sua calçada da fama, emporcalhando a história de um País ansioso por uma nova independência, não movida a petróleo, mas pela dignidade social e pela cidadania."

(César Teixeira, é jornalista, cantor e compositor, esse texto foi extraído da edição nº 01 do Jornal Vias de Fato, outubro de 2009)

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

ATÉ QUANDO SUPORTAREMOS O MASSACRE QUE SOFREMOS DA FAMÍLIA SARNEY?


Hoje acordei "com a pá virada". Mas será o Benedito? Todo santo dia assistimos os desmandos praticados pela família Sarney e nada acontece? Que povo é esse que se contenta com tão pouco?


Faço essas indagações, mas sei a resposta: Dizem que quem nunca comeu melado quando come se lambuza. E esta tática (triste e desumana) de dar quase nada ao povo para mantê-lo à sua mercê, vem sendo utilizada com sucesso (para ele) pelo Senador José Sarney há meio século no Maranhão e, mais evidentemente no fim dos anos 90, no resto do país.

Sarney conseguiu criar um império de opressão e carência. E com isso ele foi se perpetuando no poder, fazendo todas as articulações necessárias para não deixar o poder. O Senador José Sarney é o tipo de político que mais enoja os especialistas em política pública. Diferente de quaisquer ideais políticos, ele passa por cima de ferro e fogo para atingir seus objetivos. Jamais soube de algum ideal que este senhor defendesse a não ser o dele próprio.

Lendo as notícias e escândalos diários me deparo com uma situação alarmante, e o que é pior e mais grave: ninguém está fazendo nada para coibir os atos ilícitos praticados. Os órgãos fiscalizadores, que tanto gostam de mídia, quando se trata dos Sarney, silenciam. E por que isso acontece? Fico frustrada em não saber a resposta.

Quando falo sobre a crise do Senado, as denúncias contra o Governo Roseana Sarney, escuto como resposta que vai acontecer agora o que aconteceu no caso "Lunus" e isso virou ponto pacífico. Mas como assim? Eles roubam, desrespeitam, atropelam tudo e todo mundo só assiste.

Eu cansei de assistir. Quero saber cadê o Ministério Público, Tribunal de Contas, TRE, TSE e tantos outros que existem para "defender" o interesse do povo e a boa aplicação do dinheiro público?

Alguém consegue explicar como é aceitável a decretação de emergência da Governadora do TSE para construir o que ela já tinha pago para ser feito quando foi Governadora? Não. E ninguém questiona. Isso chega a ser insano!

Outro fato ocorreu e este eu presenciei. Algumas autoridades do Poder Judiciário maranhense, em conversa informal, chegaram a afirmar: "Esse Ricardo Murad já deveria estar preso... O que ele fez na extinta Gerência Metropolitana já é suficiente para ele passar o resto da vida na cadeia".

Aí eu indago: o que falta para este senhor responder por seus atos como todas as outras pessoas comuns? Não, isso não acontece no Maranhão, e hoje vejo que não acontece no Brasil. E isso decepciona, não tenho sangue de barata e estou "surtando" com tanta impunidade e desmando!

E tem mais: além de não responder por seus crimes, o Sr. Ricardo Murad é o governador de fato, faz e desfaz como bem entende e ninguém abre o bico!

E não esqueçamos o caso "Lunus", que é apenas mais um caso envolvendo a própria Governadora, onde foram apreendidos milhões de reais no escritório de sua propriedade. O que aconteceu? Eles não justificaram a origem do dinheiro, ela desistiu da Presidência da República (ainda me espanto com essa ideia) e o dinheiro foi devolvido. Simples assim!

Isso sem falar no empresário Fernando Sarney. Que loucura é essa deste homem (que a Polícia Federal detém provas substanciais de prática de crimes) ainda estar livre e serelepe e ainda CENSURAR um dos maiores jornais do país?

Quanta coisa sabemos sobre eles, mas de que adianta ter conhecimento se não temos o poder de tomar qualquer atitude? O que resta ao povo oprimido pela tática de Sarney (de dar quase nada para manter o poder) é aprender a SOBREVIVER da melhor forma possível sem "incomodar" os poderosos. É isso mesmo, ainda somos "forçados" a não nos opor ou falar. Inconscientemente o maranhense vai se calando para evitar maiores danos à sua vida.

E o que é isso? Que vida é essa? Até quando isso vai durar? São tantos questionamentos sem respostas que o desestímulo chega perto de vencer a perseverança, mas não vencerá, não a minha e de muita gente que conheço.

Este blog tem trazido várias situações condenáveis e continuará fazendo esse papel, mas com a esperança de que alguma de nossas autoridades competentes cumpram o mínimo do seu: que é investigar, apurar, julgar e condenar (se for o caso), pois não há mais condições do povo maranhense continuar vivendo à margem da sociedade brasileira.

FIQUE DE OLHO!!!