PARA REFLETIR

domingo, 30 de agosto de 2009

HINO NACIONAL DE UM POVO TRISTE (POR @MariaAmora)

UM POVO TRISTE, QUE PERCEBE QUE O PODER REALMENTE ESTÁ SE LIXANDO!

Montagem do vídeo feita por @MariaAmora da cantora Vanusa cantando o "Hino Nacional" com o retrato do Brasil hoje, senado desmoralizado, manifestações #forasarney.



E é aquele velho ditado sempre muito válido: "Palavras não são nada. Imagem é TUDO!"

Vamos acordar, meu Brasil. Chega de ficar assistindo nossos polícos usarem e "abusarem" do nosso dinheiro. Os únicos que podem mudar a situação somos nós mesmos. O povo tem o governo que merece, e eu não posso acreditar que o povo brasileiro mereça ser representado pelos políticos que estão no poder. Chega de inércia, vamos dar voz às nossas frustrações e seguir em frente.

FIQUE DE OLHO!!!

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

SEGURANÇA NO MARANHÃO SE RESOLVE COM BALA E O RESPONSÁVEL NEM RESPONSÁVEL É

ENQUANTO O VICE-GOVERNADOR JOÃO ALBERTO MARCA ENCONTRO DOS BANDIDOS COM CRISTO TEMOS NA SECRETARIA DE SEGURANÇA UM SECRETÁRIO ESTADUAL NA ILEGALIDADE

Clique aqui e aqui para ler as notícias

A situação do Maranhão é mesmo peculiar: ao mesmo tempo que vimos o vice Governador, durante a inauguração do Mercado Municipal em Santa Luzia do Tide, muicípio a 280km da capital, bem ao seu estilo discursar: “Atenção, seus bandidos, nós vamos acabar com a bandidagem, e vocês vão falar com Jesus Cristo, primeiro do que eu”, somos agora surpreendidos com a informação de que o segurança do pai da Governadora - Senador José Sarney -, agente federal indiciado pelo MPF, ocupa a função de Secretário Adjunto de Inteligência e Assuntos Estratégicos de forma irregular.

Acredito que essas situações não ocorram mais em nenhum outro lugar. Não é admissível que na administração pública seja possível a intervenção pessoal tão evidente como ocorre aqui. E tudo é encarado na maior naturalidade.

O caso do vice-governador serviu para constatarmos como as coisas funcionam no governo da filha do Sarney: "Olho por olho, dente por dente". Não se vê nenhuma possibilidade de implantação de projetos de prevenção ou ressocialização. No governo dos Sarney o que vale é a REPRESSÃO ao povo, digo povo porque aos verdadeiros bandidos nada acontece, conforme temos visto ao longo deste ano.

Como admitir que o vice-governador - que na ocasião era o Governador do Estado, já que a Governadora estava licenciada - vá à praça pública e ameace de morte os que ele considera bandidos? Sem qualquer processo legal? É minha gente, isso é o Maranhão. O Maranhão da opressão.

Hoje vemos que o trabalho realizado e pouco difundido da então Secretária de Segurança CIDADÃ (Roseana Sarney retirou a CIDADANIA da segurança) foi um difisor de águas para a segurança do estado.

Só hoje podemos afirmar que a tão falada "era Cutrim" nada mais foi que uma manobra midiática visando dar popularidade ao atual Secretário Raimundo Cutrim, que se elegeu Deputado Estadual. Ou seja, os Sarney trabalham para fazer os seus aliados, que antes de sua "ajuda" são completamente inexpressivos. Daí a "lealdade" de todos, como vemos tão bem hoje na seara nacional.

A família Sarney me assusta hoje mais que antes, pois não é mais o Maranhão que lhes "pertence", hoje eles estão com suas "garras" em todas as esferas do poder público nacional.

Exemplo disso, além das denúncias já amplamente divulgadas pela imprensa nacional, é o fato de termos como responsável pela área de inteligência da nossa polícia um agente de polícia, que é segurança do Presidente do Senado, e tal fato não ser contestado. Nenhum órgão de fiscalização investiga, sequer indaga.

E é sempre bom lembrar: este senhor está indiciado pelo MPF por passar informações privilegiadas à Fernando Sarney (Operação Barrica). Mesmo assim, nada acontece. Ele continua mandando e desmandando dentro da Secretaria, e, como todo o estado sabe, fazendo na prática o que o dep. Raimundo Cutrim não tem mais interesse, pois sua maior preocupação é atender a população e arregimentar votos para as eleições de 2010.

Ontem, ao assistir a notícia sobre a revolta popular que resultou na destruição da delegacia do município de Cururupu, cidade a 415km de São Luís, com a fuga de 25 presos, me pergunto: Cadê a mudança no sistema de segurança que foi tão riticado como inoperante? O que vemos ser feito pela melhoria nesta área?

E o que revolta é o silêncio do povo e dos poucos formadores de opinião que ainda temos sem medo da família Sarney. Mas falar disso é chover no molhado.

Já me indagaram sobre meu interesse pela área da segurança do Estado. Repito o que respondi: minha atenção pela segurança pública surgiu durante o governo Jackson Lago, pois esta foi a área mais atacada pelos Sarney. Talvez por termos comandando a pasta uma mulher, tenha me identificado tanto, afinal esta mulher "apanhou" tanto da oposição, diga-se família Sarney e aliados, como do próprio governo. Daí minha simpatia.

E é isso. A Velha aqui está a cada dia mais triste pelos caminhos que nosso país está tomando e sentindo de distanciar cada vez mais a tão sonhada liberdade do nosso tão sofrido estado.

FIQUE DE OLHO!!!

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

MOVIMENTO "FORA SARNEY" PREPARA MANIFESTAÇÕES DIA 07 DE SETEMBRO. VOCÊ NEM PENSA EM NÃO IR, NÃO É?


ESTE BLOG PARTICIPA ATIVAMENTE DA CAMPANHA #FORASARNEY


Este movimento foi iniciado pela internet e ganhou projeção na mídia e no meio político, mas agora precisa ganhar as ruas, literalmente.

Ainda vivemos num mundo em que os movimentos "virtuais" não são entendidos pelos políticos. Apesar de ser a forma mais democrática de comunicação, nosso sistema ainda entende ser necessário manifestação pública física para demonstrar a vontade de um povo. Acho que muitos não acreditam que atrás de cada computador existe uma pessoa, cidadão e eleitor.

Como nosso objetivo é mudar nossa política para melhorar o nosso país, e o marco inicial para isto é a saída do último dos coronéis (Senador José Sarney), nada mais importante que impactar os demais cidadãos, formadores de opinião e políticos, através de protestos nas ruas, já que ainda não estão preparados para o mundo "virtual".

Então, o mínimo que você deve fazer para ajudar a melhorar o país é participar. Algumas horas da sua vida farão uma grande diferença para o futuro do país.

Dia 07 de setembro de 2009 às 14:00h siga para um dos locais acima e leve companhia para movimentar.

Sugestão minha: Diferente dos caras pintadas do impeachment do Collor, vamos de cara pintada de preto (pra não ter perigo dele voltar, como aconteceu com o outro) e nariz de palhaço!

FIQUE DE OLHO!!!

sábado, 22 de agosto de 2009

NOSSA SERPENTE MAIS PERIGOSA ESTÁ EM BRASÍLIA, NO TOPO DO PODER


A SERPENTE (OUTRA LENDA)
Composição: Zeca Baleiro, Ramiro Musotto e Celso Borges



“Resolvi-me a vos dizer uma só verdade.
Mas que verdade será esta?
Não gastemos tempo: a verdade que vos sigo é que
no Maranhão não há verdade!”
....
“Céu azul rio anil
dorme a serpente
levanta miss serpente
põe tua lente de contato
mira dos mirantes
os piratas não param de chegar
vem vem ver como é que é
vem sacudir a ilha grande
vem dançar vem dançar
alhadef te espera na casa de nagô
eu quero ver
eu quero ver a serpente acordar
eu quero ver
eu quero ver a serpente acordar
pra nunca mais a cidade dormir
pra nunca mais a cidade dormir
acorda mademoiselle serpente
desfila na rua da inveja dessa gente
vem que o touro encantado
já te espera acordado
ouve o coro do meu batalhão pesado
acorda milady
vem ver são joão
vem cá vem dançar
com teu cazumbá
desperta do sono
derrama veneno
faz tua fuzarca
o teu carnaval
alhadef te espera na casa de nagô”

Este artista maranhense de talento incontestável canta e passa a mensagem sobre as lendas do Maranhão... Neste caso a música relata lenda da serpente que vive “adormecida” nos túneis da ilha de São Luís e reza a lenda que, se a cabeça da serpente encontrar o rabo, a ilha afunda...

Nossa serpente mais perigosa, está em Brasília, no topo do poder, arrasando com nosso Estado há meio século e agora com o resto do país. Zeca Baleiro utiliza o seu dom para expor nossas feridas! E o faz com magnitude...

A ferida do Maranhão vem sangrando há anos e agora extrapola as fronteiras e toma conta do país. Talvez isso já fosse fato há mais tempo, mas agora temos o conhecimento do poder que o Senador José Sarney detém em suas mãos. Os maranhenses achavam que ele não deixaria ninguém libertar o Estado que ele tomou pra si, porém o subestimamos. Hoje não só o Maranhão, mas o país está nas mãos de José Sarney.

Como já falei antes, não adianta lutar sem estratégia. Não adianta protestar aleatoriamente. Precisamos ter nossa vontade respeitada. Se não podemos mudar a realidade hoje, pois entre eles tudo acaba em pizza, temos OBRIGAÇÃO de fazer a diferença nas próximas eleições. Esse é só o primeiro passo de uma grande jornada. Ele vem trilhando o caminho dele há mais de 50 anos. Não mudaremos isso em 4 meses.

Apresento esta música por entender que ela é um marco na luta contra o Coronel.

FIQUE DE OLHO!!!

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

O PAÍS PAROU PARA SARNEY SAIR, MAS LULA NÃO TÁ NEM AÍ PRA ISSO. O QUE IMPORTA É A ELEIÇÃO DE DILMA

MERCADANTE USA PEDIDO DE LULA E CRISE NO PT PARA JUSTIFICAR PERMANÊNCIA NO CARGO

Clique aqui para ler a notícia


Hoje vemos os políticos fazerem política pessoal partidária e deixarem os interesses do povo em segundo plano.

Como podemos exigir, cobrar e ver acontecer mudanças em nossa política social/econômica se nossos representantes estão há quatro meses discutindo sobre a saída (ao meu ver inevitável) do Sen. José Sarney e expondo vários podres praticados por ele e seus aliados sem que nada seja apurado. O pior, não se decide outra coisa e o país vai ficando para trás.

Hoje ao anunciar sua desistência em renunciar a liderança do Partido dos Trabalhadores o senador Aloizio Mercadante abriu a ferida que já vinha sendo exposta nos últimos meses. O país gira em torno das vontades de Luis Inácio Lulla da Silva, que, independente do que interesse ao bem da nação, é atendido.

Na tribuna do Senado o Senador Cristóvam Buarque (PDT/DF) disse uma coisa que é fato: "o PT transformou Lula em deus. E é muito rápido transformar um deus em ditador". Isso é que me dá medo! Estamos vivendo num país com práticas de autoritarismo, onde o Poder Executivo manda no Legislativo. Acabaram-se as instituições. Por isso a pergunta: Pra que o Senado?

Sobre Lula, com toda sua "esperteza" ao defender com unhas e dentes todo o PMDB, preciso transcrever o constatado por San Tiago Dantas, notável civilista: “Nada é mais próximo do máximo da ingenuidade do que o máximo da esperteza”.

Esses acontecimentos são nítidos hoje como nunca foram antes. Hoje todos têm maior acesso às informações, mas mesmo assim o Presidente continua se valendo do seu populismo para comandar o país, com ações exclusivamente eleitoreiras. Exemplo: É inadmissível justificar o apoio ao Presidente do Senado no apoio do PMDB à candidatura de Dilma Roussef. Que loucura de governo é esse que admite e declara que pratica seus atos em razão das próximas eleições?

Se aqui no Maranhão o Governador eleito por maioria dos votos foi cassado por participar de um comício cujo tema era a assinatura de convênio no interior do Estado, o que acontecerá então com Dilma Roussef, caso ela vença? Nada?

Chegou a hora do Judiciário meter o bedelho onde não é chamado, mas é necessário. Já que o Executivo está no Legislativo, o Judiciário precisa coibir as ações do Presidente e fazer o país andar.

FIQUE DE OLHO!!!

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

ESTOU DE LUTO, MAS VOU LUTAR! E VOCÊ, VEM?


DE LUTO E EM LUTA!
Por um Brasil melhor...


Hoje resolvi fazer uma peregrinação por todos os blogs que acompanho, para ver o sentimento de todos que têm demonstrado indignação com os fatos ocorridos nos últimos tempos em nosso país. Depois resolvi repensar sobre o que eu estava sentindo e descobri que estou de LUTO sim, e por isso quero, mais do que nunca, LUTAR para mudar o país.

Depois do que ocorreu em nosso país ontem (19/08/2009) tenho a convicção que a luta para melhorar nosso país está no início e é longa e dolorosa.

A sensação que tenho hoje é de ressaca, literalmente. Não quero escrever nem expressar minha indignação, pois não resolveria o problema e desviaria o foco. Quero lutar mesmo! Ir às ruas, reunir pessoas, discutir o assunto, montar estratégia... Ou seja: quero exercer minha cidadania!

Por ser maranhense e já ter certa experiência de vida, me atrevo a aconselhar todos que comungam do mesmo ideal que eu a não se precipitar e, principalmente, JAMAIS subestimar o poder do Senador José Sarney.

A pessoa José de Ribamar Sarney Costa está nos bastidores da política há mais de meio século e, como ninguém, tem inteligência e frieza para saber conquistar os seus objetivos. Utilizando-se de métodos condenáveis conseguiu, ao longo de sua trajetória, amealhar aliados em todas as esferas de poder do país. Sem necessidade de ir a palanques ou comícios populares ele vem se perpetuando no Governo através das alianças que só ele tem a capacidade de fazer. Por qual razão: COMPLETA FALTA DE CARÁTER. Diria até que Sarney é primeiro político e depois homem.

Nesse pequeno resumo tento mostrar ao resto do país o que todo o Maranhão e, acredito eu, o Amapá, tem conhecimento. Sarney é capaz de passar por cima de qualquer um para conseguir conquistar o que acredita ser o importante.

Em relação à família – diga-se, filhos – ele faz realmente TUDO pelo seu bem estar. E quando digo isso digo quero dizer que ele passa feito um trator por cima de um país inteiro (190 milhões de pessoas) para que a filha governe um Estado e o filho não vá para a cadeia. E é isso. Simplesmente isso!

Não diria que o escritor José Sarney tenha essa gana por dinheiro, isso já passou, ele já tem o suficiente para viver e deixou garantidas suas próximas gerações. A fome de dinheiro quem tem são seus descendentes, que ainda são inexperientes na “vida”. O grande cerne da questão é a junção da sabedoria do pai com a fome dos filhos.

Então, caros “amigos de luta” não subestimemos o ex-presidente da República. Ele faz sim, tudo o que for necessário para conseguir o que quer. Para isso ele utiliza-se dos mecanismos mais sórdidos e baixos que o ser humano é capaz de imaginar. E isso não é exagero, temos visto isso ultimamente.

O método que ele utiliza durante todos estes anos é o mesmo praticado por lobistas, dar ao interlocutor aquilo que quer, ficando com alguma coisa contra aquele para ser usada na hora necessária. Ou seja, a chantagem continua sendo a maior arma do Senador José Sarney. Isso mesmo: o ato que qualquer um é capaz de praticar é o ato que Sarney sabe fazer de melhor.

Acredito eu que hoje Sarney é o homem mais poderoso do país, afinal ele tem todos os “poderosos” no bolso.


Então amigos, repito: NÃO SUBESTIMEMOS o homem que está a 50 anos nos bastidores do poder praticando atos ilícitos e ilegais, sem ser pego, e o pior, sem ser, sequer, investigado.

Depois do que passamos o melhor que devemos fazer é traçar um foco e não desviar dele, pois só assim poderemos tentar ir ao campo de batalha. E a batalha será dura e longa. 2010 será só o início, isso se até lá a maioria dos que hoje se revoltam não tenha esquecido o que estamos vivendo.

Aproveito para demonstrar minha satisfação em encontrar na internet pessoas que, como eu, estão expressando sua indignação!

Não lutemos para Sarney sair da Presidência do Senado, mas do Senado. Para isso, que façamos campanhas sérias e articuladas com projeção nacional, para que não fiquemos só na internet, mas nas ruas, pois não devemos esquecer que a maioria do povo não tem acesso, ou não utiliza, a internet. E isso é que faz a diferença na hora da eleição.

E pra finalizar quero deixar o principal recado:

NÃO DESISTAMOS NUNCA! NOSSO PAÍS É LINDO, NOSSO POVO É FORTE, MAS NÓS AINDA SOMOS CRIANÇAS QUANDO SE REFERE À DEMOCRACIA, ESTAMOS ENGATINHANDO, MAS A CAMINHO DA MATURIDADE! O FOCO DEVE SER A RENOVAÇÃO POLÍTICA ATRAVÉS DAS ELEIÇÕES DE 2010.

Contem sempre com a Velha aqui!

Um forte abraço e FIQUE DE OLHO... SEMPRE!

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

DEPOIS DO QUE ACONTECEU HOJE "A VELHA" CALOU. PELO MENOS POR HORA...

ESTE BLOG ESTÁ DE LUTO PELA MORTE DO ÚLTIMO SINAL DE DEMOCRACIA E SENSO DE JUSTIÇA DAS NOSSAS INSTITUIÇÕES.

Hoje aconteceu o inesperado, impensado nos dias atuais. A sensação de retrocesso é enorme e a de impotência maior ainda!

Depois de assistir tantos conflitos e atrocidades políticas durante minha caminhada, os fatos que se concretizaram hoje (19 de agosto de 2009) conseguiram me fazer calar. Estou verdadeiramente emudecida.

Diferente do perfil deste blog, me recuso a publicar qualquer notícia sobre o ARQUIVAMENTO DE TODAS AS 11 DENÚNCIAS CONTRA O SENADOR JOSÉ SARNEY e a DESTRUIÇÃO DO PARTIDO DOS TRABALHADORES (que, apesar de não ter paixão, respeitava, mas esse respeito vinha se automutilando nos últimos anos e hoje ele sucumbiu) é inútil comentar sobre esses acontecimentos.

Vimos hoje os maiores políticos do país baixarem a cabeça – sabe-se lá por qual razão – e acatar a determinação do Presidente Lulla em atender os desmandos do verdadeiro Comandante do País.

Já não sei mais se bom é ser “O Cara” ou “Amigo do Cara”... Até porque hoje já não dá mais pra saber quem é quem!

Por tais razões vou deixar esse post de manifesto, porque acredito que não tem mais palavras a serem ditas, mas ações a serem executadas. Preciso ganhar fôlego para tentar ajudar o movimento de renovação política que deve começar em 2010, caso contrário, ao invés de luto, me entrego ao marasmo e descaso para não morrer de angústia!

Como hoje é um dia que vai ficar pra história, aproveito e cito uma passagem da música "A Serpente (Outra Lenda)" do meu conterrâneo Zeca Baleiro “Resolvi-me-lhe vos dizer uma só verdade. Mas que verdade será esta? Não gastemos tempo: a verdade que vos sigo é que no Maranhão não há verdade!”

Não esqueçamos que hoje o Brasil está se transformando num grande Maranhão.

FIQUE DE OLHO... SEMPRE!!!

CENSURA E CALÚNIA. ASSIM TEM SIDO ULTIMAMENTE EM NOSSA POLÍTICA. EU ESTOU FAZENDO A MINHA PARTE, E VOCÊ?


DEPOIS DA CENSURA AOS ESTUDANTES PRESOS NO SENADO: CALÚNIA

Por André Dutra

Aproveitei os posts do blog da Luciana Capiberibe, para relatar aqui uma calúnia da mais alta estirpe. É assim mesmo que se tenta acabar com movimentos do povo, por meio de mentiras. É subestimar demais a capacidade das pessoas. Vejam só, recebi um e-mail falando de um jornal do Amapá que denunciava a Deputada Capiberibe de ter armado a manifestação de quinta-feira passada (aquela em que fomos presos arbitrariamente no senado) e de ter pago R$40 para cada manifestante. Gente, isso foi uma das coisas mais patéticas, sujas, ridículas e sem fundamento que ja li na vida. Leiam todo o post e ajudem a divulgar essa calúnia (original por Luciana Capiberibe):


Macapá, 16/08/2009 – Segundo o Jornal A Gazeta, ligado ao senador Sarney no Amapá, a Policia do Senado estaria investigando a participação da deputada Janete Capiberibe (PSB-AP) na organização do Ato Fora Sarney feito por estudantes na última quinta-feira, 13, no Senado Federal. O jornal também acusa Janete de ter pago R$ 40 aos estudantes para participarem da manifestação.

Ao tomar conhecimento da acusação a deputada Janete disse que vai se informar sobre o assunto, que não organizou o ato, mas solidarizou-se com os manifestantes que foram presos de forma arbitrária e disse ainda que se realmente estiver havendo uma investigação do Senado nesse sentido pode ficar caracterizada uma perseguição política do Senador José Sarney, que é Presidente da Casa, contra ela. “Acusar-me de estar organizando uma manifestação legítima e ainda gastar dinheiro da população para supostamente investigar isso é um absurdo completo, mas mais do que isso, caracteriza perseguição política contra mim, que já tive meu mandato cassado para beneficiar o PMDB de José Sarney”, declarou a deputada.

André Dutra, um dos jovens presos naquela quinta-feira no senado federal disse o seguinte para o blog: “Ela(dep. Janete Capiberibe), como o Brasil inteiro, ficou sabendo de nosso ato civil, patriótico, legal, pacífico, jovem e estudantil, após nossa prisão. Inclusive eu nem sabia que tinha chegado informação até o plenário do Senado, de ONDE o Senador Suplicy ficou sabendo e depois se pronunciou enquanto ainda estávamos presos. Meu relato diz com idoneidade e veracidade ao máximo tudo o que aconteceu aquele dia. Nunca recebi e nunca receberei dinheiro, muito menos para pedir ética e respeito aos brasileiros.”

Falei mais: Esse tipo de reportagem não tem e nunca terá provas disso, tenho certeza, pois é uma calúnia e fico triste de ver que existem ainda filões midiáticos ligados a políticos, o que é podre e uma aberração para a democracia brasileira. Isso me enoja.

Logo, veio a defesa, mais que justa. E logo na pessoa do Senador Cristovam Buarque, que esteve conosco do início ao fim das 3 horas presos no calbouço da Polícia do Senado:



Brasília, 17/08/2009 – O senadores Cristovam Buarque (PDT/DF) e Papaléo Paes (PSDB/AP) saíram em defesa da deputada federal Janete Capiberibe (PSB/AP), hoje, na tribuna do Senado Federal. Cristovam apontou a gravidade das acusações feitas contra a deputada Janete por um jornal amapaense lembrando que “foi por causa de falsas denúncias contra ela que terminou cassada, com o seu marido Capiberibe”.

Cristovam pediu que o presidente do Senado esclareça a notícia do Jornal o Estado de São Paulo que que Sarney teria ganho apartamentos de construtoras e em seguida abordou a notícia caluniosa divulgada no Amapá pelo jornal A Gazeta, no final de semana. Segundo o jornal, a deputada Janete teria organizado o ato Fora Sarney na quinta-feira, 13, no Senado Federal, pago aos estudantes para que se manifestassem, além de estar sendo investigada pela Polícia daquela Casa. Naquele dia, 9 manifestantes foram presos pela Polícia do Senado e a deputada Janete Capiberibe acorreu, junto com os senadores Cristovam Buarque, Eduardo Suplicy (PT/SP), José Nery (PSOL/PA) e Valter Pereira (PMDB/MS) para que fossem soltos, já que sua prisão violava o direito constitucional de manifestação.

Indignação – “E a Deputada Capiberibe, que decidiu vir para cá, tendo escutado, foi acusada no jornal – e isso lembra o que disse o Senador Papaléo, como os jornais acusam levianamente – de insuflar. Ela nem sabia quem é que estava ali. Que ela está sendo investigada pela Polícia do Senado. A Polícia do Senado não tem nem direito de investigar deputado. Imaginem o que querem fazer com jovens estudantes, se estão fazendo isso [com a deputada], que não é verdade. Mais: que teria pago para os estudantes virem, o que nos provoca indignação, porque esses jovens são sérios, mobilizados”, afirmou o senador Cristovam, para prosseguir: “O jornal publicou. Mas não é por aí que vamos dizer pura e simplesmente que não é. Ela está batalhando. E não devemos demorar muito a lembrar: foi por causa de falsas denúncias contra ela que terminou cassada, com o seu marido Capiberibe. Isso foi usado. Isso foi usado. E naquele momento os jornais eram tidos como dizendo a verdade. Hoje os jornais são tidos como dizendo mentira”, arrematou.

Certeza – Em aparte ao discurso, o senador Papaléo Paes defendeu a deputada Janete Capiberibe e a liberdade dos estudantes: “Quero entrar em defesa da Deputada Janete Capiberibe. Tenho certeza absoluta de que a Deputada Janete não tem participação nenhuma nesse tipo de insuflação de pessoas, principalmente dos jovens, porque acredito que os jovens, principalmente hoje, nas lutas que tiveram, em que foram os grandes responsáveis pela redemocratização do País, eles não precisam que ninguém sofra, a decisão é deles. Eles são muito mais sábios do que nós. Por isso quero fazer esta referência e isentar a Deputada Janete de qualquer tipo de participação num processo que pudesse afetar fisicamente algum dos políticos, dos Parlamentares, ou então a estrutura física da Casa”.

Oposição – Para a deputada Janete Capiberibe, a notícia foi uma tentativa de frear sua oposição ao senador Sarney. “Não preciso me esconder atrás de ninguém para dizer os malefícios que o senador Sarney faz ao Brasil e ao Amapá. Sou oposição a ele e todo mundo sabe disso. Fui perseguida na ditadura e já tive meu mandato de deputada cassado por desagradar ao senador Sarney. Por isso vou continuar sendo uma defensora incansável da democracia e da liberdade de expressão, respeitando o direito de cada cidadão para organizar-se livremente e manifestar suas idéias dentro das regras democráticas”, afirma a deputada.

É isso. São dessas táticas sujas e nojentas que os fissurados no poder, os sanguessugas da Pátria se valem para tentar denegrir e diminuir a imagem daqueles que buscam uma vida melhor para o Brasil e lutam por um país decente. Mas eles não conseguirão vencer, ainda temos pessoas que querem mudar esse pérfido sistema!

Então continuemos na batalha! Chamem seus amigos, colegas de classe, colegas de trabalho, familiares… chame todo mundo! Nesta quarta-feira, 19 de agosto de 2009, vamos enterrar a ética do Senado no gramado em frente ao Congresso Nacional. Simultaneamente, vigiaremos a reunião da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar – CEDP.


Precisamos de doações dos seguintes materiais: pano preto, velas, roupas pretas e madeira.

Ajude a divulgar:

* arquivo em .pdf

* arquivo em .jpg

Que morra a velha e doentia/doente ética e façamos nascer uma totalmente nova.



MINHA OPINIÃO:

Hoje não vou opinar, vou solicitar. Ajudem a disseminar esse post. Os brasileiros precisam começar a ter conhecimento destas informações. Chega de tanta "ignorância"! O povo só tem acesso de notícias ditas com palavras complicadas e de forma muito concisa, o que dificulta o entendimento da maioria da população, que carece de educação.

Então, caros visitantes, AJUDEM, da forma que puder, a divulgar movimentos como este relatado aqui. É uma simples atitude que faz uma grande diferença. Eu estou fazendo a minha parte, e você?

FIQUE DE OLHO!!!

terça-feira, 18 de agosto de 2009

EM TEMPOS DE MENTIRAS DESCARADAS: “CUIDEMOS DA LIBERDADE, QUE A VERDADE CUIDARÁ DE SI MESMA”

QUEM ESTÁ DIZENDO A VERDADE?

Dilma Roussef é acusada de tentar interferir na investigação contra Sarney. A Ministra nega. Os políticos são um dos poucos grupos que ainda não decidiram se mentir é uma virtude ou um vício.

NO PLANALTO - A ex-secretária da Receita Lina Vieira (à dir.) diz uma coisa. Lula e Dilma enxergam fantasia e mentira na acusação dela

Há séculos, filósofos debatem se é possível fazer política sem mentira. Otto von Bismarck, primeiro-ministro da Prússia no fim do século XIX, unificador da Alemanha, chegou a chanceler por meio de uma mentira. Em 1870, ele recebeu um telegrama escrito pelo embaixador da França propondo uma negociação entre as duas nações. Bismarck, defensor da guerra, alterou o texto, cortou frases inteiras e transformou o aceno de paz em uma declaração de hostilidade. Vieram a guerra, a vitória da Prússia e a unificação dos estados alemães. A revelação da farsa tempos depois maculou a imagem do herói que passou à história por defender abertamente a ideia de que um estadista precisa ter a mentira como arma legítima. Felizmente, com o triunfo das sociedades democráticas veio a intolerância com a mentira, mas nem isso tirou dela o papel central que exerce na prática política. Pergunte, por exemplo, ao presidente Lula o que ele pensa sobre o presidente do Congresso, senador José Sarney. Pergunte a alguns petistas de alto coturno o que eles realmente acham da candidatura da ministra Dilma Rousseff. As respostas serão políticas ou técnicas, mas elas mais esconderão do que revelarão. Isso é mentira? No mundo real, sim. Na política de todos os tempos, é apenas esperteza, inteligência ou habilidade. O pecado não está propriamente em mentir, mas em ser pego na mentira. Será? No Brasil de hoje, nem isso.

O senador José Sarney, por exemplo, disse em plenário que nunca usou o poder para beneficiar amigos e parentes – e segue tranquilamente no comando do Senado. Alguns senadores de oposição juram de pés juntos que não existe o chamado "acordão" para esconder as irregularidades no Congresso debaixo do tapete – e seguem fazendo de conta que lutam pela moralidade. A ministra Dilma Rousseff tem como regra negar peremptoriamente qualquer fato que a envolva de forma negativa – mesmo quando as evidências se voltam totalmente contra ela. Por essa razão, talvez, mesmo quando o ônus da prova é de quem a acusa, a ministra parece estar, se não mentindo, pelo menos omitindo alguma coisa. Isso é o que se vê agora, com sua negativa de que tenha se reunido com a ex-secretária da Receita Federal Lina Vieira para tentar interferir em uma investigação do órgão contra a família Sarney. Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, na semana passada, a ex-secretária contou que, no fim do ano passado, foi chamada ao gabinete da ministra, no Palácio do Planalto, e ela pediu que a investigação sobre as empresas da família Sarney fosse concluída rapidamente. Lina disse ter interpretado o pedido como uma ordem para encerrar o trabalho. Por ter se recusado a cumpri-la, foi demitida. Cabe a Lina provar o que afirmou e reafirmou. Esse é o ponto de vista não apenas legal, mas também ético da questão. Entretanto, do ponto de vista político, infelizmente o que vale mesmo são as aparências.



MINHA OPINIÃO:

A mentira é inerente à nossa política. E o que é pior, sem ela é difícil chegar ao poder. Numa declaração extraída de um manifesto do partido nazi de 1920 em certo ponto afirma: “Exigimos que sejam legalmente perseguidos aqueles que propagam e disseminam mentiras políticas através da imprensa.”

Hoje vemos o Presidente da República incitando, de forma escancarada, os seus aliados a cometerem tal "crime". A Ministra-Chefe da Casa Civil, o Presidente do Senado, e assim por diante. Todos estão caindo em total descrédito perante a opinião pública. Aí lembro: eles estão se lixando para a opinião pública. Afinal o Bolsa-Família resolve qualquer mal entendido, não é mesmo?

O que concluir, então, sobre a complicada relação entre a verdade e a política? Que é exagerado o receio de que a mentira possa por si só destruir a política democrática, e que devemos desconfiar daqueles que nos prometem uma política em absoluto livre de mentira. Todavia, embora um certo nível de mentira seja tolerado pelas sociedades livres, não se pode negar que, passado um certo ponto, a desconfiança de todos em relação a todos pode minar os seus fundamentos.

Voltando a nossa realidade sempre é bom lembrar que a Ministra Dilma aprendeu, na cadeia, que a mentira pode ser o preço da sobrevivência física. Já no poder ela descobriu que negar a verdade é também o preço da sobrevivência política.

Pronto. Falei demais e já tinha prometido a mim mesma que seria mais objetiva, mas é complicado isso. Não sou profissional (jornalista) e utilizo o blog como forma de "vomitar" meus pensamentos. Enfim, para fechar só quero ratificar que o importante é não abolir completamente a mentira da política, mas fortalecer o sentido crítico dos cidadãos e garantir que eles possam se expressar em condições de liberdade.

RESUMINDO: “Cuidemos da liberdade, que a verdade cuidará de si mesma” (Richard Rorty).

FIQUE DE OLHO!!!

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

O QUE ESTÁ ATRÁS DO MOVIMENTO #FORASARNEY? O POVO, EXCLUSIVAMENTE


PROTESTOS PELO PAÍS PEDEM SAÍDA DE JOSÉ SARNEY
DA PRESIDÊNCIA DO SENADO

Foram realizados atos 'Fora Sarney' em diversas capitais.
Senador do PMDB de Amapá enfrenta diversas denúncias.

Do G1, em São Paulo



Protestos pela saída de José Sarney (PMDB-AP) da Presidência do Senado foram realizadas em diversas capitais do país neste sábado (15).

As ações foram combinadas pela internet, pelo site 'Fora Sarney', e pelo Twitter. Protestos foram convocados em pelo menos 13 capitais: São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Fortaleza (CE), Florianópolis (SC), Curitiba (PR), Goiânia (GO), Belém (PA), Vitória (ES), Salvador (BA), Recife (PE) e Porto Alegre (RS).

O senador enfrenta diversas denúncias há cerca de dois meses, no entanto, todas as 11 representações que chegaram ao Conselho de Ética do Senado foram arquivadas - saiba mais.

Protesto realizado na praia de Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro, contra o presidente do Senado (Foto: Marcos de Paula/Agência Estado)

Ato realizado na avenida Paulista, em São Paulo (Foto: Nelson Antoine / Foto Arena / Agência Estado)

Protesto realizado pelas ruas da capital pernambucana, Recife, neste sábado (Foto: W. Correia Neto / Agência Estado)

Jovens durante ato contrsa Sarney realizado na Praça 7 de Belo Horizonte,capital mineira (Foto:Bruno Figueiredo/O Tempo/Agência Estado)

Cachorro durante prostesto no Centro Cívico de Curitiba, capital paranaense, neste sábado (Foto: Rodolfo Buhrer / Agência Estado)


MINHA OPINIÃO:

Quero logo expressar o orgulho que sinto em postar essa notícia - que não deveria estar em letras cinzas, pois não tem nada de nebulosa, mas, como ainda estamos no início de uma caminhada, deixa o cinza mesmo!

O principal do movimento que devemos destacar fortemente é que o mesmo se deu de forma completamente INDEPENDENTE. Não hoouve a participação de qualquer grupo político ou social organizado, ou seja, FOI UM MOVIMENTO LITERALMENTE POPULAR!

Me sinto participante ativa do movimento #FORASARNEY, pois desde seu início tenho interagido através deste blog ou do twitter.

Mas tenho um motivo de tristeza: Não posso participar pessoalmente do movimento. Me senti impotente por não ter podido fazer parte da manifestação de sábado em São Luís - MA.

Pois é, aqui ainda vivemos numa época tenebrosa, onde não podemos mostrar nossa cara para não sofrermos algum tipo de retaliação.

Por ser mãe de família e precisar cuidar dos meus, prefiro me resguardar. Pelo menos por hora, mas não nego que a sensação de impotência toma conta de mim, e sábado tive a prova de que, mais que nunca, tenho que lutar para mudar o país: quer através da reforma política, quer pela mudança da mentalidade da população.

Aproveitei esta notícia para expor um pouco da minha situação - implícita, encoberta -, mas que não abafa minha indignação. E, dentro dos meus limites farei o impossível para fazer a diferença.

Atrás desse computador existe uma cidadã brasileira, maranhense, que paga seus impostos e exige respeito, como milhões de outros.

FIQUE DE OLHO!!!