PARA REFLETIR

segunda-feira, 29 de junho de 2009

CAMPANHA FORA SARNEY. DE VENTO EM POPA NA NET...



Participação da Velha na campanha FORA SARNEY!!!

Participe também...

Precisamos demonstrar nossa indignação com a situação e mostrar pro resto do país o que temos passado aqui no Maranhão!!!

Este é o avatar da campanha... Aproveite e divulgue!!!

FIQUE DE OLHO!!!

COMO FOI A PASSEATA ANTI-SARNEY... NÓS SÓ ESTAMOS COMEÇANDO, NÉ?


NOTÍCIAS SOBRE A PASSEATA ANTI-SARNEY.
O PRIMEIRO PASSO DE UMA GRANDE CAMINHADA!

Estou muito feliz de postar aqui algumas fotos da Passeata pela Moralização do Senado, o que para alguns (grande maioria) seria pela saída do Senardor José Sarney, não só da Presidência, como do próprio Senado.

Enfim, o que vimos foi o povo mostrando a sua vontade, exercendo a cidadania, demonstração de democracia. Que nossos Tribunais também vejam assim... Afinal o que vale é a vontade do povo, e, se tratando de eleições, o que vale é o voto do eleitor.

O que as fotos demonstram é a presença maciça de jovens, homens e mulheres, partidários, representantes de entidades estudantis, de bairros e da sociedade civil organizada, que saíram na última sexta-feira (26/06) em passeata pelas ruas de São Luis, com apitos e faixas reforçando o movimento nacional pela moralização do Senado Brasileiro.



Com o nome "TODOS CONTRA SARNEY", a passeata realizada aqui em São Luís ganhou a adesão da população no principal centro comercial da capital maranhense.

Com direito a carro de som, os manifestantes distribuíram o panfleto “PELA ÉTICA NO SENADO", "TODOS CONTRA SARNEY".

Segundo informa o blog Acorda Alice, o estudante do curso de comunicação, Jairon Martins, disse que essa é a primeira de muitas manifestações pedindo a renuncia de Sarney da Presidência do Senado. "Chega de parentadas, secretas, gurus, babões e quadrilheiros. Só vamos parar quando Sarney for para bem longe, não do Brasil!! mais do mundo” enfatizou.


Depois de percorrer toda a Rua Grande, os manifestantes seguiram para a porta do Jornal pequeno, dando um abraço simbólico no prédio do matutino, como forma de agradecimento a todas as linhas de comunicação que prezam pela verdade no Maranhão e no Brasil.

Desse primeiro movimento podemos tirar o 'grito de guerra' emanado pela multidão na histórica Rua Grande, que não poderia ser mais sugestivo:


"UM, DOIS, TRÊS, CADEIA PRA SARNEY!
E PRA FICAR BACANA VAI TAMBÉM A ROSEANA!"

A Velha não pode estar presente, pois, sem querer, realmente, ajudou a desencadear o movimento FORASARNEY no twitter, conforme postei ontem. E digo: valeu a pena ficar aqui, afinal foram milhares de acessos e o #forasarney ficou no top do twitter durante toda a tarde, resultando na programação de vários movimentos em outras capitais do país marcadas para o próximo dia 1º (conforme mostram as fotos abaixo). O que eu acredito ser o primeiro passo para uma grande mudança.


FIQUE DE OLHO!!!

sábado, 27 de junho de 2009

CPI DA PETROPRÁS X BLINDAGEM DE SARNEY. O QUE CUSTA MAIS PARA O GOVERNO? E PARA O POVO?


MOEDA DE TROCA - RENAN USA CPI PARA FREAR MOVIMENTO CONTRA SARNEY

Publicada em 26/06/2009 às 23h48m
Adriana Vasconcelos, Gerson Camarotti e Isabel Braga


BRASÍLIA - O temor do governo em relação à instalação da CPI da Petrobras, às vésperas de um ano eleitoral, deverá ser usado pelo PMDB como moeda de troca para garantir o apoio do PT e de outros partidos aliados à permanência do senador José Sarney (PMDB-AP) no comando da Casa. Diante da pressão de senadores e dos sinais do DEM de que poderá reavaliar, na próxima terça-feira, a sustentação política que vinha dando ao presidente do Senado, o líder do PMDB, Renan Calheiros (AL), começou a articular a tropa governista para ajudá-lo a frear o movimento pela renúncia de Sarney.

Preocupado com a repercussão negativa que sua nota da véspera tivera no DEM, já que se disse vítima de uma campanha midiática por apoiar o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Sarney tentou desfazer o mal-estar ligando para senadores do partido. Ele passou esta sexta pela Casa, mas não chegou a presidir a sessão, de manhã. E despachou em seu gabinete pessoal.

Na saída, mais de uma dezena de seguranças cercaram Sarney para que escapasse das perguntas dos jornalistas que o aguardavam. No fim do dia, Sarney reuniu-se com Renan e Wellington Salgado (PMDB-MG). O líder do PMDB vai passar o fim de semana em Brasília, para socorrer Sarney caso surjam novas denúncias.

O presidente Lula reforçou a recomendação dada ao PT na semana passada de blindar Sarney, mesmo com o constrangimento de setores da bancada no Senado. O temor de Lula é que o PMDB, de fato, use a CPI da Petrobras para pressionar o governo.

O presidente do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ), chamou de infeliz a forma como Sarney tentou se explicar:

- Foi uma frase infeliz, mas que reforça que o DEM não tem qualquer compromisso com Sarney, além daquele eleitoral que o ajudou a se eleger em fevereiro. Tanto que o presidente do Senado foi buscar o apoio do PT e do governo. O nosso, ele sabe que não terá se não tiver resposta para as nossas perguntas.

Fonte: http://oglobo.globo.com/pais/mat/2009/06/26/renan-usa-cpi-para-frear-movimento-contra-sarney-756550800.asp


MINHA OPINIÃO:


Não falta mais nada! Oh povo sem limite... Qual a moral tem o senador Renan Calheiros para conseguir conchavos e manobrar não só seus companheiros da Casa, mas todo o país, ao tentar proteger seu aliado José Sarney através da abertura ou não da CPI da Petrobrás.

Gente, será que só eu penso assim? Não é possível que se admita esse tipo de atitude num país democrático. Existem fortes denúncias contra procedimentos da Petrobrás, onde deverão ser constatados diversas irregularidades, incluindo muitos milhões... nossos milhões, afinal nós pagamos os impostos e não temos empregos fantasmas!!!

Pra não dizer vergonhosa, tal situação é INADMISSÍVEL, pois não se pode misturar os fatos e denúncias no liquidificador, como se fossem ingredientes de um bolo, e esperar pra ver o que resulta... Isso é um absurdo! Nosso Senado Federal, existe para legislar e propor melhorias para o país. Auxilia o Governo, enfim, exerce um papel de suma importância para o desenvolvimento de um país como o nosso.

Mas não, os que lá estão não veem isso. Só dão conta de suas próprias vidas, e de seus aliados, esquecendo-se, SEMPRE, dos milhões de pessoas que representam!

Assistir à sessão do Plenário chega a ser lastimável. É isso: o melhor retrato da nossa política atual está disponível para todos através das sessões do Plenário, onde são discutidos dos mais diversos assuntos, desde a alteração do orçamento da União, até bate-boca entre autoridades sobre carros oficiais, celulares, parentes contratados, amantes, ex-mulher, etc. Uma vergonha!!!

Mas é isso... Nossa realidade é esta e precisamos acordar, pois o pesadelo não pode piorar, precisamos acordar deste sonho tão real. E para isso precisamos tomar atitude, e logo!!!

Hoje eu fui uma das colaboradoras do movimento #forasarney, porém não quero que o Senador José Sarney saia só da Presidência do Senado, desejo, como cidadã maranhense, que este senhor seja estirpado do mundo político, independente de quem lhe deve favores, ou às vezes, a própria vida, dadas as mais baixas atitudes do meio político de qualquer nação.

Em resumo: NÃO PODEMOS ADMITIR MAIS ESSES CONCHAVOS DO GOVERNO PARA EVITAR INVESTIGAÇÕES QUE PODEM CHEGAR A CONSEQUÊNCIAS INIMAGINÁVEIS! E, como é a intenção deste blog, NÃO PODEMOS ADMITIR QUE O SENADOR JOSÉ SARNEY, MAIS UMA VEZ, CONSIGA O QUE QUER EM DETRIMENTO DO BEM COMUM!

Resta-nos aguardar cenas dos próximos capítulos.

FIQUE DE OLHO!!!

sexta-feira, 26 de junho de 2009

VIROU NOTÍCIA. MOVIMENTO ANTI-SARNEY COMEÇOU A DAR CERTO NA INTERNET. E AQUI, COMO FAZEMOS?

CAMPANHA NO TWITTER PEDE #FORASARNEY COM MAIS DE 10 MIL MENSAGENS EM UMA HORA


Do UOL Notícias
Em São Paulo 26/06/2009 - 15h55
Atualizada às 16h18

Uma campanha no site de microblogging Twitter pede, neste momento, "Fora Sarney"


Por volta de 15h30, o UOL Notícias chegou a contabilizar 110 posts no Twitter num único minuto (o ritmo cresceu depois disso; entre 15h e 16h, foram mais de 10 mil mensagens postadas sobre o tema). A quase totalidade de pessoas numa postura crítica contra o presidente do Senado - com mensagens semelhantes às da internauta identificada como liviaces liviaces: "A campanha tá umas duas décadas atrasada mas, enfim, nunca é tarde pra um #forasarney =P".


No twitter, é possível localizar todas as mensagens da campanha por meio da tag #forasarney. As pessoas colocam os comentários e incluem a tag como forma de marcar a mensagem. Como explica Purnima: @odiluvio: "coloca a hashtag #forasarney, assim o twitter consegue localizar, essa é a moral!". As mensagens no twitter têm de ter, no máximo, 140 caracteres.

Posts pedindo o #forasarney no twitter

A ação, combinada para começar às 15h, tirou do ar o site http://blablabra.net/, que contabiliza as tags mais citadas no twitter. Os participantes comemoram também a "derrubada" do site migre.me, um sistema de "compactação" de urls (no site, uma mensagem afirmava que o sistema estava sendo atualizado, sem fazer qualquer relação com o twitter). "Jonny, se a gente consegue derrubar o migre.me vamos derrubar o Sarney! #forasarney. Vamos fazer um FlashMob 6 da tarde!".

A campanha foi marcada para começar no mesmo momento em que se iniciava manifestação em São Luís, capital do Maranhão, contra o Sarney. Como disse giordanofalves, respondente a @marcelotas e a @larissaglob: "quem ñ está em S. Luis pode protestar via web! #forasarney às 15h tds no twitter".


"Precisamos moralizar esse pais pois esta uma vergonha #forasarney #forasarney #forasarney #forasarney #forasarney #forasarney", repetia iDeiadAndreia. Bruno Pinheiro completava: "#forasarney já aderi. E o #foralula pq nunca pegou? Que raios de escudo protetor cobre este presidente cara-de-pau???". paulosena foi na onda: "Já que tá todo mundo nessa, eu também né #forasarney". danielborja completa: "Só falta #forasarney tirar o Twitter do ar".

Há também espaço para ironia. moskito avisa: "Sou sobrinho de Senador, minha gente... Cade meu emprego?" http://bit.ly/4alzTd (expand) #forasarney.

#ficasarney

O #forasarney estimulou também o #ficasarney, que ironiza não só a campanha, mas também o próprio Sarney. nigelgoodman comentou: "Engraçado que se Sarney sair, mó GALERE vai achar que foi por causa das internets. #ficasarney". mandinhatorres achou graça: "Vamos fazer igual tem uns ai fazendo a tag #ficasarney só p/ ser do contra... Hahahaha". ulissesmattos afirmou: "#ficasarney e depois lembra que eu te ajudei quando tu tava na merda".



MINHA OPINIÃO:

Se eles tentam sabotar a campanha local, nos dias atuais não existe controle e a campanha FORA SARNEY começou on line, através do twitter. E a Velha aqui fica orgulhosa de ter colaborado para o sucesso da campanha!!!

Não existe poder para calar a voz da internet. Então acho que esta é a melhor ferramenta para fazermos a diferença.



Post com participação da Velha



Vou continuar participando! Acho que você devia fazer o mesmo, no mínimo!!!

FIQUE DE OLHO!!!

MOVIMENTO ANTI-SARNEY: ESTARIA A VELHA CADUCANDO?

TENTATIVA DE SABOTAGEM AO MOVIMENTO ANTI-SARNEY


Para seu pesar, a Velha teve ciência, hoje pela manhã, da possibilidade de a tão representativa Passeata pela Moralização do Senado, marcada para hoje, às 15:00 h, em frente ao Colégio Liceu Maranhense, inclusive divulgada neste blog, e mais, no twitter e no blog do Marcelo Tas (o que deixou a Velha bastante lisonjeada), ser apenas lorota da oposição.

Surgem boatos de que a família Sarney, em uma tentativa de demonstrar seu poder monarca e a insuficiência de seus pobres súditos democratas, teria inventado a história da Passeata, não programada em verdade, para, com a previsível falta de manifestantes, caçoar de sua oposição.

Contudo, cuidado! O tiro pode sair pela culatra!



ENFIM , O QUE PODEMOR FAZER?


PARTICIPAR DA PASSEATA PELA MORALIZAÇÃO DO SENADO É HOJE...


PARTICIPE!!! DIVULGUE, MOBILIZA-SE!!!

FIQUE DE OLHO!!!

quinta-feira, 25 de junho de 2009

MAIS UMA DENÚNCIA LIGADA A SARNEY. E FICA A DÚVIDA DE SEMPRE: TODOS SOMOS IGUAIS PERANTE A LEI?


HERÁCLITO DEFENDE A ATUAÇÃO DA EMPRESA DO NETO DE SARNEY

Senador diz que empresa de José Adriano Sarney ajudou a reduzir os juros no consignado e evitou especulação

Célia Froufe e Denise Madueño, de O Estado de S. Paulo

BRASÍLIA - O senador Heráclito Fortes (DEM-PI) defendeu na tarde desta quinta-feira, 25, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), após o senador Pedro Simon pedir seu afastamento na tribuna. Primeiro, Heráclito afirmou que Sarney não teve tempo para cometer erros durante o seu terceiro mandato como presidente do Senado. Depois, explicou que, com a entrada de novas empresas atuando no setor de crédito consignado na Casa, como a do neto de Sarney, houve uma redução das taxas cobradas de juros.

Simon tomou a decisão de ir à tribuna após a nova denúncia publicada em O Estado de S. Paulo, segundo a qual um neto de Sarney - José Adriano Cordeiro Sarney - é um dos operadores do esquema de crédito consignado para funcionários da Casa. Para Simon, Sarney já dá sinais de que também quer se afastar.


"Se Sarney quis errar, nem tempo teve", afirmou. De acordo com o senador, se alguns fatos que vieram a público manchando a história da Casa, vieram por meio da atual Mesa Diretora. Heráclito salientou que o crédito consignado era "cobrado na base da agiotagem" no Senado. De acordo com ele, a taxa inicialmente era de 4% e, posteriormente, caiu para 1,6%, quando novas empresas passaram a atuar na Casa.

"Quando vejo matéria do Estadão, eu só faço uma pergunta: O avô ajudou ou prejudicou?", questionou, referindo-se à manchete do jornal de hoje. Para Heráclito, a dúvida persiste porque, segundo ele, vários bancos deixaram de operar no Senado porque se acabou com a agiotagem e a especulação dentro da Casa.

O senador disse ainda ser fã número 1 do colega Pedro Simon. "Tenho admiração antiga e crescente", elogiou. Segundo Fortes, se Simon estivesse à frente da Casa, os senadores estariam livres dos escândalos. "Não teríamos passado pelo constrangimento do pagamento de horas extras", destacou.

Fortes lembrou que, após esse episódio, vieram os atos secretos. "Esses fatos não são histórias da carochinha e serão apurados um a um", garantiu. "Não vou permitir que meu nome vá para o lixo numa hora dessas, mas não posso dar conselhos para Sarney porque sou do mesmo colegiado", continuou.

Ele disse esperar que o Senado volte a ter seus dias de glória e disse que se sente incomodado pela atribuição de primeiro secretário da Casa. "Eu gosto de cutucar o governo, mas estou sendo o bedel, o gerente."



MINHA OPINIÃO:

Dias de tempestade... E as denúncias, ou melhor, descobertas, não param! Hoje acordei com a notícia a respeito da existência de uma empresa de empréstimo consignado de propriedade do neto do Senador José Sarney.

Tenho que admitir que a intenção do blog a princípio era denunciar as atrocidades e mazelas que o povo do Maranhão vem sendo condenado a passar pela oligarquia da família Sarney que impera por aqui há quase 50 anos, mas, com a tomada do poder do Estado pela filha do Senador, Sra. Roseana Sarney e a eleição do chefe da família à Presidência do Senado, os fatos tomaram uma proporção muito maior, os limites estão sendo ultrapassados.

No decorrer do tempo desde a criação deste blog percebo que o meu intuito foi se modificando de acordo com os fatos, o que é normal em razão da sua filosofia. Diariamente nos são apresentadas novas denúncias contra algum integrante deste grupo político que tanto nos fez e faz mal.

Tal fato poderia ser visto como uma forma de o resto do país, e até algumas partes do mundo, ter consciência do que este político fez contra toda a população de um Estado – e não custa lembrar, segundo o IBGE, o Maranhão possui 3.605.539 habitantes, ocupando a terceira posição entre os Estados com maior população da Região Nordeste – pertencente a um país democrático. Mas para nós, maranhenses, o que sentimos é que nossos problemas estão sendo abafados pelos casos de âmbito nacional, que atingem interesses maiores que os nossos, não por mérito, mas por poder. E isso me preocupa, pois, como boa brasileira que sou, sei que tudo pode acabar em pizza, mais uma vez!!! Afinal é muita coisa a ser apurada. E quem vai apurar?

Dito isso, vou tentar me ater ao texto acima. Sobre todas as informações publicadas hoje a que me deixou mais perplexa foi esta. Apesar de ser integrante de partido opositor ao Presidente do Senado, o Senador Heráclito Fortes (DEM), ao tentar justificar, ou entender, as atividades da citada empresa, afirmou serenamente a existência de agiotagem dentro do Senado Federal. E mais, ainda indaga se a entrada da empresa pertencente ao Sr. José Adriano Cordeiro Sarney não fez bem aos servidores daquela Casa, considerando que os juros da agiotagem, após sua entrada, diminuíram.

Só pra esclarecer: A agiotagem se caracteriza pelo empréstimo de dinheiro com cobrança de juros abusivos/extorsivos realizado por uma pessoa física e jurídica. Essa prática é ilegal no Brasil, segundo o artigo 173, § 4º da Constituição Federal, que adverte: “a lei reprimirá o abuso do poder econômico que vise à denominação dos mercados, à eliminação da concorrência e ao aumento arbitrário dos lucros”. E, de acordo com o Banco Central, apenas as instituições financeiras estão autorizadas a operar no mercado, emprestando dinheiro mediante a cobrança de juros.

Agora nos resta saber: independente do grau de parentesco ou da existência de interferência por parte do senador José Sarney, o ato praticado pelo seu neto é lícito? Segundo o Senador Heráclito Fortes não. Talvez por desconhecimento, até por inocência quando da declaração, mas o que ficou explícito para nós, simples cidadãos, é que por lá se pode tudo, afinal eles estão acima do bem e do mal, não é?

Como se não bastasse, à tarde, assistindo à Sessão do Plenário do Senado me deparei com vários discursos inflados pelo momento, sugerindo o afastamento do Presidente da Casa, não por seu envolvimento em quase todas as denúncias, mas para poupar-lhe da situação constrangedora e de grande atuação, vez que o mesmo, com 79 anos, não teria condições de comandar as investigações. Apesar do maior defensor desta idéia ter sido o Senador Pedro Simon, por quem, pessoalmente, tenho grande admiração, admito minha indignação!

Tal posicionamento não difere do dado pelo Presidente da República na semana passada, ao afirmar que José Sarney "tem história no Brasil suficiente para que não seja tratado como se fosse uma pessoa comum". Ao faze-lo Lula escancarou a toda a sociedade o seu total descaso, ou desconhecimento, dos preceitos constitucionais, ao ignorar seu maior princípio contido no art. 5º que assegura: "todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade". Lembrando que o Presidente deveria ser o defensor da nossa Carta Magna.


Vale aqui relembrar outras afirmações, digamos, infelizes do Exmo. Sr. Presidente Lula: "Não sei a quem interessa enfraquecer o Poder Legislativo no Brasil. Quando o Congresso foi desmoralizado e fechado, foi muito pior para a democracia". Não satisfeito, acrescentou: "Eu sempre fico preocupado quando começa no Brasil esse processo de denúncias, porque ele não tem fim e depois não acontece nada". E aí Sr. Presidente? O que fazemos? Nos omitimos e empurramos a sujeira pra debaixo do tapete? O senhor não pode, no exercício do cargo, dar este tipo de declaração, esta atitude é muito primária para o Chefe do Poder do País. Mas...

Ainda sobre a sessão de hoje à tarde, percebi de alguns a demonstração de respeito pela vida política do Presidente daquela Casa, mas que respeito se pode ter de um cidadão que oprime o povo de todo o Estado ao qual nasceu? Que respeito podemos dar a um político que sempre apoiou quem está no poder? Podemos ter orgulho de um político que não tem um ideal a ser conquistado, mas simplesmente o seu bem-estar?

Sinceramente senhores Senadores, convenhamos, apesar da vida política de tantos anos, bem como os altos cargos por ele ocupados, não podemos vendar os olhos para os fatos... Em certo momento da sessão um Senador chegou a afirmar que qualquer apuração feita pelo Senado hoje será questionada, já que todos ali têm algum tipo de envolvimento, considerando ainda a quantidade de ingerências dos mais diversos tipos publicadas diariamente.

Logo, nos resta ficarmos como agentes passivos à espera da decisão dos nossos Senhores... Mas podemos mudar, afinal já derrubamos um Presidente. Se quisermos podemos mudar muito, mas precisamos querer!


FIQUE DE OLHO!!!